Os advérbios constituem uma classe gramatical cuja função consiste em modificar, ou seja, adicionar sentido a verbos, a adjetivos e a outros advérbios. Sua classificação tem relação direta com a circunstância que expressam, podendo ser de tempo, modo, lugar, intensidade, negação, afirmação ou dúvida.
Advérbios de lugar
São as palavras que indicam uma localização. Os advérbios de lugar mais comuns são aqui, ali, lá, atrás, perto, longe, dentro, fora, entre outros.
Veja:
- Meu amigo mora longe.
- Você pode vir aqui?
- O lugar fica atrás dessa casa.
Advérbios de tempo
São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros.
Veja:
- Eu cheguei depois.
- Nós fomos ontem.
- O evento acabará cedo.
Advérbios de modo
São as palavras que ajudam a entender o modo/a maneira como alguma ação ocorreu ou como ocorre alguma característica. Os advérbios de modo mais comuns são bem, mal, melhor, pior, vagarosamente, rapidamente, entre outros. Também é possível transformar muitos adjetivos em advérbio de modo acrescentando o sufixo -mente ao final da palavra.
Veja:
- Você acabou rapidamente.
- Tudo ficará melhor.
- Vocês escrevem perfeitamente.
- Suas tarefas eram bem completas.
- Ela era naturalmente cacheada.
Advérbios de intensidade
São as palavras que ajudam a entender o quão intensa é a ação do verbo ou a característica do adjetivo. Os advérbios de intensidade mais comuns são muito, pouco, demais, bastante, mais, menos, entre outros.
Veja:
- Você quer mais suco?
- Façam menos barulho.
- Ela está meio cansada.
- Nós éramos bastante quietos.
- Corríamos muito rapidamente.
Advérbios de afirmação
São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de afirmação. Os advérbios de afirmação mais comuns são sim, certamente, realmente, entre outros.
Veja:
- O jurado criticou positivamente nosso trabalho.
- Eu certamente tirarei férias em breve.
Advérbios de negação
São as palavras que complementam ou reforçam o sentido de negação. Os advérbios de negação mais comuns são não, nunca, jamais, entre outros.
- Não fizeram questão da nossa presença.
- Cláudio jamais faria uma coisa assim.
Advérbios de dúvida
São as palavras que dão a ideia de dúvida. Os advérbios de dúvida mais comuns são talvez, provavelmente, eventualmente, quiçá, porventura, entre outros.
- Provavelmente, sairemos ao anoitecer.
- Talvez essa não seja a melhor escolha.
Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.
Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau.
Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.
Ex: Ela comia muito mal.
Dica: substitua mal por bem e mau por bom; a dúvida desaparece quase como mágica, imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário