domingo, 30 de maio de 2021

Aula de Língua Portuguesa de Segunda-Feira

 

Sinais de Pontuação:



1) Fazer a leitura do texto e responder de acordo com o sinal de pontuação

Quem sou eu?

Apareço no fim das frases e indico que as mesmas  estão completas.
Sou o .....................................
Ex. Hoje está chovendo. O amor vence as pessoas mais cruéis.

Apareço no interior das frases e sou uma pequena pausa para respirar
Sou a ...............................................
Ex. Hoje está chovendo, está ventando  e está fazendo frio.

Apareço sempre fazendo pergunta e pedindo uma resposta
Sou o .........................................
Ex. Hoje vai chover?

Apareço para demonstrar  o coração, com  emoção ,com  medo e muito mais sentimentos
Sou o ........................................
Ex. Hoje chove muito!

Apareço para mostrar que não disse tudo, existe mais coisas a dizer...
Sou a ...............................................
Ex. Hoje está chovendo e ....

Sou muito útil porque informo que estou emprestando, citando  palavras de outros
Sou as ......................................................
Ex. Hoje “ chove chuva choverando” disse Oswald de Andrade no poema.

Apareço para demonstrar que alguém está falando, por isso tenho formato de língua
Sou o ..............................................
Meu pai disse:
-Aqui está chovendo.

Abro a boca e mostro dois pontos que são os dentes de cima e de baixo. No meio dos dois dentes  deixo sair a explicação e deixo o outro falar.
Sou o ......................................................

2. Preencha os espaços, do trecho abaixo, com os sinais de pontuação adequados.
“A partir daquele dia ____ o filho assumia várias responsabilidades familiares__ a de levar o irmão à escola__ a de buscar a mãe na loja __a de fazer todas as compras do dia.”

Assinale a única alternativa correta. Os espaços foram preenchidos, na sequência, com: 
(A)Ponto e vírgula/ vírgula/ vírgula/ vírgula. 
(B)Vírgula/ dois pontos/ dois pontos/ vírgula. 
(C)Vírgula/ dois pontos/ ponto e vírgula/ ponto e vírgula.
 (D)Dois pontos/ dois pontos/ vírgula/ ponto e vírgula. 

3. Assinale a alternativa em que a vírgula foi usada de forma INCORRETA.
 (A) O motorista do ônibus escolar é o Sr. João. 
(B) Quando as crianças fazem muito barulho, Sr. João para o ônibus e pergunta, 
(C)O que está acontecendo?
 (D)Depois, educadamente, Sr. João pede às crianças que falem mais baixo. 

4. Exercícios número 4, 5 , 6 e 7 do livro de Língua Portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário