O mínimo múltiplo comum, denotado por MMC, de dois ou mais números inteiros positivos é o menor número diferente de zero que aparece na lista de múltiplos desses dois ou mais números ao mesmo tempo.
Como determinar o MMC?
Para determinar o MMC, devemos realizar inicialmente a listagem de alguns múltiplos dos números em questão. O primeiro múltiplo que aparecer na listagem dos dois ou mais números em questão é chamado de mínimo múltiplo comum. Ele é chamado de mínimo, pois é o menor deles e sempre coincidirá com o primeiro número comum aos dois ou mais números.
Exemplo - Para determinar o mínimo múltiplo comum entre os números 4 e 8, vamos listar os múltiplos dos dois números.
M (4) = {4, 8,12,16, 20, ...} e M (8) = {8, 16, 24,32,40, ...}
Agora, perceba que o menor múltiplo que aparece nas duas listagens é o número 8. Logo, o MMC (8,4) = 8
Perceba que esse método não é prático quando os números são muito grandes. Imagine, por exemplo, determinar o MMC entre os números 2 e 121 utilizando esse método. Teríamos que listar os múltiplos de 2 até chegar próximo de 121.
Tendo isso em vista, podemos utilizar a decomposição em fatores primos, ou seja, devemos realizar divisões sucessivas por números primos. Veja o exemplo a seguir.
Para calcular o MMC (121,2), inicialmente vamos decompor em fatores primos o número e, em seguida, multiplicar esses fatores. O resultado da multiplicação será o MMC.
Assim, o MMC (121,2) = 2 ·11 ·11 = 242.
Exemplo - Determine o MMC (8,4) utilizando a decomposição em fatores primos.
Logo, o MMC (8,4) = 2 · 2 ·2 = 8, como mostrou o primeiro método.
1. Exercício número 38 do livro de matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário