Copie o texto e as atividades de interpretação referentes a ele no caderno de Português:
CONVERSA FIADA
Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.
Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.
Um dia, os dois se encontraram, lado a lado na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. O menino puxou com força e precisão. O velho usou mais precisão e menos força. Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!
O velho disse para o menino:
– Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.O menino respondeu:
– E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno… deixe que ele viva mais um pouco!
O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.
Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.
Fonte: (FRATE, Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996)
EXERCÍCIOS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO:
1. A expressão destacada no trecho “Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora” tem o mesmo sentido de:
(A) conversar sobre qualquer coisa.
(B) discutir sobre um assunto interessante.
(C) gritando às margens do lago.
(D) conversar usando um linguajar culto.
2.O conflito gerador do enredo do texto é
(A) O encontro dos dois pescadores, lado a lado na pescaria.
(B) Os dois pescadores fisgarem peixes ao mesmo instante.
(C) A decepção dos pescadores com os peixes fisgados.
(D) A amizade do homem mais velho com o menino mais novo.
4. O que quer dizer a expressão “Conversa fiada”, que dá nome a este texto?
(A) Conversa séria. (B) Conversa importante.
(C) Conversa informal, superficial. (D) Conversa rápida.
5. O texto trata:
(A) do início de uma amizade.
(B) de como pescar no lago.
(C) de como jogar conversa fora.
(D) do que fazer com os peixes pescados.
6. Quando o velho disse “Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco de vida que lhe resta”, ele estava
(A) preocupado com a preservação dos peixes.
(B) comparando o peixe a si próprio.
(C) protestando contra a pescaria.
(D) proibindo o menino de pescar.
7. O menino e o velho devolveram os peixes ao lago porque
(A) os peixes eram muito pequenos.
(B) os peixes não eram da espécie que eles queriam.
(C) eles estavam praticando pesca esportiva.
(D) eles reconheceram que cada peixe merecia viver mais.
8. Na frase “Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo”, qual a função dos dois pontos?
(A) Finalizar a frase.
(B) Introduzir uma explicação.
(C) Fazer uma pausa na frase.
(D) Destacar uma expressão.
09. Como termina a história?
10. Você daria outro final à história? Se sim qual seria?(D) A amizade do homem mais velho com o menino mais novo.
11. Escreva os verbos presentes no texto:
12. Circule os adjetivos encontrados no texto.
13. Forme uma frase com cada um dos verbos encontrados no texto:
Para imprimir e colar no caderno:
Nenhum comentário:
Postar um comentário