segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Atividades de Língua Portuguesa da Semana (26/10 a 1/11)

 


1. Leia o texto abaixo:

Mais um animal

Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.

- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.

- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?

- Dó eu tenho, mas não quero saber de mais bicho em casa. O quintal já tá parecendo zoológico.

- A senhora mesmo vive rezando pra São Francisco, o santo que acolhia os bichos...

- Não é por ser devota de São Francisco que vou transformar minha casa em zoológico.

(...) Chegam muito os três que vivem embaraçando nas pernas da gente.

- Olha pra ele, mãe. Só ele, tenha piedade do coitado. Não deve ter dono, nem pai, nem mãe, nem irmãozinho.

- Não quero nem olhar.

- Já sei por que não quer: para não pegar amor por ele. Alisa só o pelinho dele, vê como o coitado tá maltratado. Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.

- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.

Chico saiu alisando o pelo do gatinho, triste por ter que se livrar dele. Sentou no alpendre e conversou com o gatinho:

- Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse...No fundo, ela tem razão. Tenho três cachorros, três gatos, um papagaio, meia dúzia de galinhas, uma já ninhada de cinco pintinhos; um casal de patos, um porquinho da Índia, um coelhinho orelhudo ... (...) já vi que ocê não compreende, que quer mesmo ficar.

Vamos lá dentro tentar de novo? Vamos?

- Mãe, você...

- Outra vez com esse gato?

- Eu só queria um pedaço de pão molhado no leite para dar pra ele.

A mãe deu um pedaço de pão e um pires com leite. Chico começou a matar a fome do novo amigo.

Pão comido, leite lambido, a mãe falou:

- Agora que ele comeu, pode dar o fora. E trate de levar esse gato pra bem longe.

(José, Elias. Com asas na cabeça, adaptado.)


2) Leia o trecho abaixo:

“Chico chegou da rua com um gatinho muito preto e muito magro debaixo do braço.

- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

Agora responda: Quem traz problemas para casa?

(A) a mãe

(B) Chico

(C) o gatinho

(D) o narrador


3) Leia novamente o trecho:

“- Vai me dizer que já arrumou mais dor de cabeça pra mim – disse-lhe a mãe.”

O trecho destacado no período acima significa:

(A) mais um animal perigoso para cuidar em casa.

(B) mais sofrimento com o abandono de animais.

(C) mais preocupação para a mãe de Chico.

(D) mais uma boca para comer em casa.


4) O travessão inicial que aparece no trecho “-Você tem que compreender que a casa não é minha, se fosse...” indica:

(A) a fala da mãe.

(B)a fala do gato.

(C) a fala do Chico.

(D) a fala do narrador.


5) Observe o diálogo:

“- (...) Se fosse um angorá, aposto que você ia querer.

- Se fosse um angorá, o dono não deixaria solto na rua.”

Para a mãe de Chico, se o gato fosse angorá, seu dono não deixaria solto porque seria um gato

(A) doente.

(B) de raça.

(C) perigoso.

(D) muito querido.


6) Leia a frase:

“- Olha pra ele, mãe, tão bonitinho, tão magrinho. Ocê não tem dó dele?”

No período acima, as palavras ele e dele referem-se a (ao)

(A) São Francisco.

(B) papagaio.

(C) Chico.

(D) gato.


7) Observe a frase:

“(...) Chico começou a matar a fome do novo amigo.”

A expressão em destaque tem sentido de um amigo:

(A) com pouca idade.

(B) que está para chegar.

(C) conquistado recentemente.

(D) com quem se tem pouco contato.


8. Faça o agrupamento dos verbos destacados, nas frases a seguir, conforme a flexão de pessoa e número.

·         Jorge e Helena tinham esperanças.
·         Escolhi a equipe verde.
·         Tu vendias livros?
·         A professora brincava com as crianças.
·         Fiz minhas tarefas.
·         Sempre falem a verdade.
·         Jogamos futebol ontem.
·         Ele fez um belo gol.
·         Vendeis suas coisas.
·         Escrevemos um livro.

1ª pessoa do singular


2ª pessoa do singular


3ª pessoa do singular


1ª pessoa do plural


2ª pessoa do plural


3ª pessoa do plural



9. Leia a tirinha a seguir.
 


a) Qual é o verbo da tirinha que está na forma infinitiva?

b) Qual verbo está conjugado na 3ª pessoa do plural?

c) Qual é o verbo que está conjugado na 3º pessoa do singular?

d) Quais verbos estão conjugados no tempo pretérito perfeito do indicativo?

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário