segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Língua Portuguesa- Atividades da semana. (de 16/08 a 22/08)


1. Leia o conto abaixo:


CONTO: UM TALENTO PARA OS NEGÓCIOS - MARK TWAIN - COM GABARITO

 Conto: Um talento para os negócios


          




  Mark Twain

        Sábado estava um dia lindo. Mas Tom tinha de trabalhar. Na calçada, com um balde de tinta branca e um pincel na mão, olhou a cerca à sua espera para ser pintada e desanimou. Achou a vida horrível. Molhou o pincel e começou a passá-lo pela primeira tábua. Repetiu tudo outra vez e mais outra. Precisava dar três demãos para o serviço aparecer. Ia levar a vida toda naquilo. Viu Jim passar carregando água, tarefa que sempre achara detestável e agora lhe parecia bem melhor. Propôs:

         - Eu vou buscar água para você. Enquanto isso, me dá uma mãozinha aqui.

          O outro hesitou, Tom insistiu e lhe ofereceu uma bola de gude. Jim ia aceitar, mas tia Polly surgiu, e o negócio não foi adiante. Tom foi de novo caiar a cerca, pensando nas coisas maravilhosas que podia estar fazendo. Logo os outros meninos passariam por ali a caminho de brincadeiras. Iam rir dele. Tinha vontade de sumir. Pensou em tudo o que tinha nos bolsos e que poderia usar para sugerir trocas. Muito pouco. Não ganharia mais de meia hora de liberdade.

          De repente, teve uma ideia. Pegou o pincel e voltou ao trabalho. Bem na hora em que apareceu Ben Rogers, o mais gozador de todos. Vinha alegre, com uma maçã na mão, brincando de navio. Apitava, manobrava, fazia os sons do Grande Missouri, o maior barco que navegava pelo rio. O menino era ao mesmo tempo o navio, o capitão e as sinetas. Ao chegar perto de Tom, passou a andar mais devagar.

            - Diminuir a velocidade! Parar! Ding-a-ling-ling! Encostar no cais! Piuííí! Parar as máquinas! Chit-chit-chit!

             Tom ignorou as manobras de aproximação e a atracação do barco. Continuou entretido com a cerca, dando uns retoques. Ben perguntou:

             - Você está de castigo, é? Tem de trabalhar enquanto a gente vai nadar?

             - Trabalhar? Como assim?

             - Bom, isso que você está fazendo...

             - Tudo bem, se acha que é trabalho, pode achar. Eu estou me divertindo.

              - Essa não... Para cima de mim? Ninguém gosta disso.

              O pincel não parava, para cima e para baixo na tábua.

               - Não sei por que não ia gostar. Não é todo dia que um menino tem a chance de pintar uma cerca.

               Ben não tinha pensado nisso. Mordeu a maçã, ficou vendo Tom se afastar ligeiramente, pincel na mão, para examinar mais de longe o efeito da pintura.

                - Deixa eu pintar um pouquinho, Tom...

                - Não posso, Ben. Para pintar bem, precisa ser artista. Tia Polly é muito exigente, você sabe. Se fosse na cerca dos fundos, tudo bem. Mas, aqui na rua, tem de ficar bem feito. Aposto que só um menino entre mil consegue. Talvez um entre dois mil.

                 - E quem disse que eu não consigo?

                 - Não sou eu, Ben, é a tia Polly. Jim quis pintar, ela não deixou. Sid também. Tenho medo de que ela se zangue.

                 - Eu sou cuidadoso, Tom, garanto. Olhe aqui, te dou o final da minha maçã.

                 De coração contente e expressão relutante, Tom passou o pincel. O “ex-Grande Missouri” ficou suando debaixo do sol enquanto o artista descansava na sombra, sentado num barril, comendo maçã e planejando novos negócios.

                 Os meninos vinham passando, um a um, paravam para uma gozação, e pronto! Quando Ben cansou, Tom deu uma chance a Billy em troca de uma pipa nova. Depois, Johnny ofereceu um rato morto e ganhou direito de pintar por uma hora. No fim do dia, Tom já estava na maior riqueza – tinha bolas de gude, uma gaita, um pedaço de vidro azul, um carretel, uma chave, um soldadinho de chumbo, um casal de sapos, um gato caolho, uma maçaneta, uma coleira de cachorro (sem cachorro), o cabo de uma faca, quatro cascas de laranja. A cerca estava pintada, com quatro demãos de tinta. Se a tinta não acabasse, Tom levaria à falência todos os meninos da cidade.


         - Tia Polly nem acreditou. Um trabalho perfeito. E tão rápido!

         - Viu só? Quando quer fazer uma coisa bem-feita, é uma maravilha. Pode ir brincar, você merece. Mas não perca a hora do jantar. E tome um prêmio.

          Levou-o até a despensa para ele escolher uma maçã (e pegar uma rosca sem ela notar).

          [...]


         TWAIN,Mark. As aventuras de Tom Sawyer. Adaptação de Ana Maria Machado. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2005.


Responda:

01. Em uma narrativa de aventura, o protagonista é corajoso, astucioso e inteligente. Identifique o protagonista da história e dê exemplos de como essas características aparecem no texto.


02. Uma narrativa de aventura costuma apresentar vários personagens. Identifique os personagens do texto.


03. Qual foi a primeira ideia que Tom teve para se livrar do trabalho que sua tia lhe dera? Ele conseguiu o que queria? Explique o que aconteceu.


04. Em que Tom pensou que o fez querer sumir?


05. O texto apresenta algumas onomatopeias.


a)   Identifique-as, escrevendo o trecho em que elas aparecem.


b)   Cite em que momento elas aparecem e explique o som que elas reproduzem.


06. Explique como Tom convenceu Ben de que não estava de castigo.


07. No trecho “De coração contente e expressão relutante, Tom passou a pincel”, o que a expressão em destaque sugere?


08. Explique o título do texto: “Um talento para os negócios”.


2- Classifique os verbos abaixo em: VERBO TRANSITIVO ou VERBO INTRANSITIVO.

a) Os jovens dançavam alegremente. ______________________________ 

b) O júri absolveu o réu. ____________________________________ 

c) Muitos convidados chegaram tarde. _________________________ 

d) Algumas pessoas receberão vários brindes. __________________________ 

e) Confiei em sua capacidade. _____________________________


3- Complete os verbos transitivos nas orações.

a) O pipoqueiro da praça observava ___________.

b) Aquelas crianças precisam ___________. 

d) Os bebês necessitam _______.

e)O garoto escreveu __________


4- Leia o poema 

Não quero aparelhos

para navegar.

Ando naufragado,

ando sem destino.

Pelo voo dos pássaros

quero me guiar.

(Jorge de Lima)


O verbo destacado no poema classifica-se, quanto à predicação, como:

a) transitivo indireto 

b) transitivo direto

c) intransitivo


5- Baseado nas orações abaixo complete a afirmação

Pedro chegou.

As crianças dormem.

Um avião caiu.

a) Os verbos em destaque precisaram de complemento? ___________

b) E como se classifica em: Transitivo ou intransitivo? _______________

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