Adjunto Adverbial:
O adjunto adverbial é o termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio. Vamos analisar alguns deles:
Mamãe anda apressadamente.
Pedro é muito bom amigo.
A professora explica bem devagar.
Para que possamos entender, vamos analisar cada palavra sublinhada. Começando por “apressadamente”, percebemos que ela está relacionada à palavra “anda”, que, como sabemos, é um verbo. Dessa forma, dizemos que essa palavrinha se classifica como um adjunto adverbial, pois faz referência ao verbo (andar). As demais, como é o caso de muito e bem, também são adjuntos adverbiais, uma vez que se referem ao adjetivo “bom” e ao advérbio “devagar”. Dessa forma, vamos agora aprender o que é o adjunto adverbial?
O adjunto adverbial é o termo que se refere ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio.
O adjunto adverbial pode ser constituído de:
* Advérbios,
Viajamos ontem. (adjunto adverbial de tempo)
* Locuções adverbiais:
Ele chegou de repente. (adjunto adverbial de modo).
Vamos conhecer agora como se classificam os adjuntos adverbiais que, dependendo da circunstância que expressam, recebem classificações diferentes:
De acordo com a circunstância que expressam, os adjuntos recebem distintas classificações
Modo – Mamãe anda apressadamente.
Tempo – Viajaremos amanhã.
Intensidade – Eu gostei muito do presente.
Negação – Não conhecemos os jogadores do outro time.
Afirmação – Certamente irá conosco.
Dúvida – Talvez chegue atrasada.
Finalidade – Eu me esforcei para vencer.
Companhia – Fomos com os amigos.
Causa – O animalzinho morreu de sede.
Assunto – Ele falava sobre você.
Matéria – Os artesanatos são feitos de barro.
Instrumento – Ele se feriu com a faca.
Lugar – Moramos em Maceió.
Meio – Viajamos de avião.
Concessão – Saímos, apesar da chuva.
Preço – Compramos o presente por cem reais.
1. Destaque o adjunto adverbial das orações abaixo:
a) Pedro trabalhava em Goiânia.
b) Nós temos parentes no Recife.
c) Ricardo não trabalha hoje.
d) O aluno está escrevendo bem.
2. Relacione os adjuntos adverbiais às suas respectivas classificações:
a) ( ) Conversamos sobre a reunião.
b) ( ) Talvez seja melhor mudarmos a data do feriado.
c) ( ) Ela vive para os filhos.
d) ( ) Nós iremos ao casamento com certeza.
e) ( ) O poço secou com o calor.
I. Afirmação
II. Assunto
III. Causa
IV. Dúvida
V. Fim, finalidade
d) ( ) Nenhuma das alternativas.
4. Resenha: Filme Cuerdas
Imagem: Cena do filme Cuerdas, 2014
Autores: Pedro Solís García (direção)
Técnica: Animação
Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta-metragem de animação Cuerdas (“Cordas”) narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial, e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A menina, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste dele e faz de tudo que ele se divirta e consiga brincar. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos a importância do educar e da relação estabelecida entre ensino e aprendizagem. O filme é baseado na vida do diretor Pedro Solís, que é pai de um outro Nicolás, o qual também sofre de paralisia cerebral, e de Alejandra, que, assim como Maria, faz de tudo para o irmão se sentir pleno em sua infância.
Eu sou cidadão?
O conceito de cidadania é profundo e vai além de ter um documento, não jogar lixo no chão ou poder votar; ser cidadão também é respeitar as pessoas, ser solidário, zelar pelo planeta, ter o direito a receber educação, saúde, alimentação e moradia, entre outras coisas. Enfim, ser cidadão é fazer valer os nossos direitos e agir de acordo com os nossos deveres.
Entendendo a resenha:
a) Que lugar é esse?
b) O que as crianças estão fazendo?
c) Como elas parecem se sentir?
d) Qual é o sentimento que Maria tem em relação ao Nicolás?
e) Quais são as personagens principais do filme “Cuerdas”?
f) Você já ajudou alguém? Quem?
g) Costuma participar da resolução de problemas?
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