segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Língua Portuguesa- Atividades da Semana ( de 4/10 a 10/10)

 

1) Leia este poema, de Flora Figueiredo:




 Outono

 A manhã de outono amarelou a janela 

como se em vez de mim a, fosse dela.

 Um céu azul insistente 

veio compor a pintura  por entre galhos de ipê.

 Agora, só faltava você

 pra completar a cena da moldura. 

O trem que traz à noite. Barueri, São Paulo. 2010 1 – Na oração “A manhã de outono amarelou a janela”:


2) Na oração “A manhã de outono amarelou a janela”:

 a) Qual é o sujeito? ________________________________________________________ 

b) Qual é o núcleo do sujeito? _______________________________________________ 

c) Qual é a classe gramatical das palavras que acompanham o núcleo do sujeito?


3) Nas orações a seguir, sublinhe os adjuntos adnominais:

 a) Duas crianças carentes sem pais precisam de ajuda. 

b) Poucas gotas de chuva molharam a roupa. 

c) Perdi minha coleção de figurinhas. 

d) Os quadrinhos de super-heróis sempre me motivaram. 

e) Minha família faz festas de aniversário incríveis.


4) Leia o conto abaixo:


                         O Melhor Amigo de um Garoto

Isaac Asimov      


        – Onde está Jimmy, querida? – perguntou o Sr. Anderson.

       – Lá fora, na cratera – disse a Sra. Anderson. – Ele está bem. Está junto com Robobo… Sabe se já chegou?

        – Chegou. Está na estação de foguetes, fazendo os testes. Na realidade, eu mesmo mal posso esperar para vê-lo. Não vi nenhum de verdade desde que deixei a Terra, quinze anos atrás. Os que passaram nos filmes não contam.

        – Jimmy nunca viu nenhum – disse a Sra. Anderson.

        – Porque ele nasceu na Lua e não pode ir à Terra. E é por isso que estou trazendo um para cá. Acho que é o primeiro a aparecer na Lua.

        – Custou bastante caro – disse a Sra. Anderson com um ligeiro suspiro.

        – Manter Robobo também não é barato – disse o Sr. Anderson.

        Jimmy estava lá fora, na cratera, como sua mãe tinha dito. Pelos padrões da Terra, ele era espigado, um tanto alto para os seus dez anos de idade. Seus braços e pernas eram compridos e ágeis. Parecia mais gordo e troncudo, vestido com o traje espacial, mas podia lidar com a gravidade lunar como nenhum ser humano, nascido na Terra, seria capaz. O pai não podia acompanhar-lhe os passos quando ele esticava as pernas e entrava no salto de Canguru.

        A face exterior da cratera inclinava-se para o sul, e a Terra, que surgia baixa no céu meridional (onde sempre surgia, quando vista da Cidade Lunar) estava quase cheia, de modo que todo o declive da cratera ficava brilhantemente iluminado.

        O declive era suave e mesmo o peso do traje espacial não impedia que Jimmy disparasse em cima dele num salto flutuante que fazia a gravidade parecer não existente.

        – Venha, Robobo – ele gritou.

        Robobo, que podia ouvi-lo pelo rádio, guinchou e pulou atrás.

        Jimmy, embora fosse ágil, não podia correr mais depressa que Robobo, que não precisava de um traje espacial e tinha quatro pernas e tendões de aço. Robobo navegava sobre a cabeça de Jimmy, dando saltos imensos e aterrando quase sob os pés do garoto.

        – Não precisa se exibir, Robobo – disse Jimmy – e não saia de vista.

 Robobo guinchou outra vez o guincho especial que significava “Sim”.

        – Eu não confio em você, seu enrolador – gritou Jimmy, subindo num último salto, que o conduziu sobre a curva da beira superior da parede da cratera, e o largou do outro lado, num declive interno.

        A Terra mergulhou abaixo do topo da parede da cratera e, de imediato, ficou escuro como breu em volta de Jimmy. Uma escuridão amistosa e quente, que dissipava a diferença entre solo e céu, exceto pelo brilho das estrelas.

        Na verdade, Jimmy não devia brincar no lado escuro da parede da cratera. Os adultos diziam que era perigoso, mas isso acontecia porque nunca estiveram ali. O chão era macio e ondulado, e Jimmy conhecia a localização exata de cada uma das poucas rochas.

Além disso, como podia ser perigoso correr no escuro se Robobo estava bem ali a seu lado, pulando em volta, guinchando e cintilando? Mesmo sem cintilar, Robobo podia dizer onde estava, e onde Jimmy estava, pelo radar. Jimmy não podia se machucar enquanto Robobo estivesse por perto, detendo-o quando ele se aproximava demais de uma rocha, ou pulando sobre ele para mostrar o quanto o amava, ou circulando em volta e guinchando baixo e assustado quando Jimmy se escondia atrás de uma rocha, embora nessas ocasiões Robobo soubesse todo o tempo, e suficientemente bem, onde ele estava. 

Certa vez, Jimmy se esticou imóvel no chão e fingiu estar ferido. Robobo acionou o rádio alarme e o pessoal da Cidade Lunar chegou ali às pressas. O pai de Jimmy disse-lhe poucas e boas sobre aquele pequeno embuste, e Jimmy nunca mais o repetiu.

   Quando estava se lembrando disso, Jimmy ouviu a voz do pai no seu rádio individual de ondas longas.

        – Jimmy, volte. Tenho uma coisa para lhe contar.

        Jimmy tirou o traje espacial e se lavou. Você sempre precisa se lavar quando vem de fora. Mesmo Robobo tinha de ser borrifado, mas ele gostava disso. Ficava de gatinhas, o pequeno corpo, com menos de meio metro de comprimento, tremia e exibia uma minúscula cintilação. A cabecinha, sem boca, possuía dois grandes olhos vidrados e uma protuberância onde ficava o cérebro. Ele guinchou até ouvir a voz do Sr. Anderson:

        – Quieto, Robobo!

        O Sr. Anderson sorria.

        – Temos uma coisa para você, Jimmy. Ainda está na estação de foguetes, mas estará conosco amanhã, depois de todos os testes terminarem. Achei que tinha de lhe contar isso agora.

        – É da Terra, papai?

        – Um cachorro da Terra, filho. Um cachorro de verdade. Um cãozinho “terrier” escocês. O primeiro cachorro na Lua. Não precisará mais de Robobo. Não podemos ficar com os dois, você sabe. Ele ficará com algum outro menino ou menina.

        O Sr. Anderson pareceu esperar que Jimmy dissesse alguma coisa.

        – Você sabe o que é um cachorro, Jimmy. É a coisa real. Robobo não passa de uma imitação mecânica, um robô boboca. Ê isso que seu nome significa.

        Jimmy fez cara feia.

        – Robobo não é uma imitação, papai. É o meu cachorro.

        – Não um cachorro verdadeiro, Jimmy. Robobo é apenas aço, fiação e um simples cérebro positrônico. Não é um ser vivo.

        – Ele faz tudo que eu quero que ele faça, papai. Ele me compreende. Sem dúvida, é um ser vivo.

        – Não, filho. Robobo é só uma máquina. É apenas programado para se comportar do modo como se comporta. Um cachorro está vivo. Você não vai mais querer Robobo depois de ter o cachorro.

        – O cachorro precisará de um traje espacial, não é?

        – Sim, naturalmente. Mas será um dinheiro bem empregado e o cão se acostumará. E não precisará usá-lo na Cidade. Você vai ver a diferença quando ele estiver aqui.

        Jimmy olhou para Robobo, que estava guinchando outra vez, um guincho lento, muito baixo, parecendo amedrontado. Jimmy estendeu os braços e Robobo deu um salto para eles.

 – Qual será a diferença entre Robobo e o cachorro? – Jimmy perguntou.

        – É difícil explicar – disse o Sr. Anderson – mas será fácil de perceber. O cachorro realmente gostará de você. Robobo está apenas ajustado para agir como se gostasse de você.

        – Mas, papai, não sabemos o que há dentro de um cachorro ou quais são as suas sensações. Talvez seja também apenas um modo de agir.

        O Sr. Anderson franziu a testa.

        – Jimmy, você saberá a diferença quando experimentar o amor de uma coisa viva.

        Jimmy segurou Robobo com força. Também estava franzindo a testa e o olhar desesperado em seu rosto significava que não estava disposto a mudar de ideia.

        – Mas qual é a diferença no modo como eles agem? E quanto ao modo como eu sinto? Eu gosto de Robobo e isso é o que importa.

        E o pequeno robô-boboca, que nunca fora abraçado com tanta força em toda a sua vida, guinchou rápidos e altos guinchos… guinchos felizes.


Entendendo o conto:

01 – Você tem animal de estimação? Qual? Ele vive dentro de casa? Como se chama?

 

02 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

Guinchou: 

 Positrônico:


03 – Em relação a aspectos da construção do conto, responda no caderno.

a)   Qual é o enredo da história?


b)   Quais são as personagens da trama?


c)   Os nomes que as personagens recebem contribuem para a caracterização delas no conto? Explique.


d)   Quando e onde se passa a história?


e)   O narrador é uma das personagens? Ele sabe o que as personagens pensam e sentem? Cite trechos do conto para comprovar qual é o foco narrativo do conto.


f)    O texto se inicia com o diálogo entre o Sr. e a Sra. Anderson, o que cria certo suspense no conto. Que estratégia é usada pelo narrador para construir esse efeito de sentido?


04 – Você já tinha lido algum outro conto do escritor Isaac Asimov? A leitura desse texto fez com que você se interessasse por conhecer mais obras dele? Por quê? Comente com os colegas.


05 – Leia novamente estes trechos do conto e responda às questões no caderno.

Trecho I – Você sabe o que é um cachorro, Jimmy. É a coisa real. Robobo não passa de uma imitação mecânica, um robô boboca. É isso que seu nome significa.

Trecho II – Os adultos diziam que era perigoso, mas isso acontecia porque nunca estiveram ali.

Trecho III – Além disso, como podia ser perigoso correr no escuro se Robobo estava bem ali a seu lado, pulando em volta, guinchando e cintilando?


06 – Que acontecimento muda os rumos da história? O desequilíbrio instaurado nesse momento é solucionado ao final?


07 – Quais são as características dessa história que a definem como um conto de ficção científica?


08 – Releia este trecho do conto e discuta a questão com os colegas.

        “– Qual será a diferença entre Robobo e o cachorro? – Jimmy perguntou.

        – É difícil explicar – disse o Sr. Anderson – mas será fácil de perceber. O cachorro realmente gostará de você. Robobo está apenas ajustado para agir como se gostasse de você.

        – Mas, papai, não sabemos o que há dentro de um cachorro ou quais são as suas sensações. Talvez seja também apenas um modo de agir.”



9- O complemento do verbo é chamado de “objeto”, quando este é ligado ao verbo por uma preposição é chamado de objeto indireto, qual das orações apresenta objeto indireto:

(A) As crianças saborearam deliciosos sorvetes.

(B) O malabarista encantou ao público.

(C) Escrevi uma linda carta.


10- Escreva se o verbo nas orações é - Transitivo ou Intransitivo:

a) Jorge ganhou um presente. ____________

b) Carlos dorme tarde. ____________

c) O artista pintou um quadro.   ____________

d) Ana nasceu saudável. ____________


· Qual é o contraste que existe entre o pensamento do pai e o do menino sobre os “modos de agir” do Robobo e do cachorro terráqueo?


  

 


 


 

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