segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Aula de Língua Portuguesa e Matemática - ( semana de 8/03 a 14/03)

 





Olá, meninas!

Mais um ano letivo se inicia, e quero deixar aqui meus votos de que seja um ano leve, divertido, cheio de novas aprendizagens para nós! Contem com a profe! 


Atividades:

1. Produção textual- durante nossa aula, fizemos uma reflexão sobre o ano anterior e sobre o que queremos neste ano.  Escreva um texto que ilustre o seguinte cenário: você conseguiu alcançar todos seus objetivos e metas de 2023! Como estaria? Como seria esse final de ano para você?


2. Pesquise, resumidamente, sobre cada uma das classes gramaticas abaixo: (conceito e exemplos).
a) substantivos-
b) verbos-
c) adjetivos-
d) pronomes-
e) advérbios-
f) artigos-

3. Leia o texto abaixo e responda as questões de revisão sobre as classes gramaticais. 

 Bullying nas escolas
        O bullying é um fenômeno que não faz distinção de camadas sociais e está presente em escolas públicas e particulares do mundo inteiro. Tem características semelhantes em qualquer país, mas no Brasil tem uma particularidade: só aqui a maioria dos casos ─ 21% ─ ocorre dentro da sala de aula, e não no pátio da escola. É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância. O estudo é o primeiro a abranger escolas de todas as regiões do País: foram ouvidos 5.168 alunos, entre 5ª e 8ª série, professores, gestores de instituições de ensino e familiares de estudantes. Responsável pela aplicação e análise dos dados da pesquisa, Cléo Fante, consultora educacional e pioneira em estudos brasileiros sobre o bullying, ressalta que tanto o aluno-vítima quanto o agressor tendem a baixar seu rendimento escolar. O primeiro porque passa a maior parte do tempo angustiado, o segundo porque se distrai mais.

(Fragmento de https://www.cartacapital.com.br/educacao/carta-fundamental-arquivo/bullying-nas-escolas)

 

Questões
1) Apesar de a palavra “bullyng” ser uma palavra estrangeira, no contexto em que aparece, na primeira linha do texto, pode ser classificada como:

a) uma palavra substantivada.

b) um advérbio de modo.

c) uma locução adjetiva.

d) um verbo no gerúndio.

e) uma palavra adjetivada.

 

2) As palavras “públicas” e “particulares” (linha 2) são classificados como:

a) substantivos.

b) adjetivos.

c) locuções adjetivas.

d) locuções adverbiais.

e) verbos.

 

3) O número 21 que acompanha a porcentagem (linha 4) é considerado de acordo com a morfologia:

a) numeral ordinal.

b) numeral fracionário.

c) numeral cardinal.

d) numeral multiplicativo.

e) numeral explicativo.

 

4) Analise as afirmativas a seguir de acordo com esse trecho do texto:

“É o que mostra a pesquisa O Bullying Escolar no Brasil, organizada pela Plan Internacional, uma ONG voltada para os direitos da infância.”

 

I – As palavras em negrito são verbos com o tempo no presente.

II – A palavra “uma” é artigo indefinido, pois a intenção não é indicar quantidade.

III – A palavra “direitos” é um adjetivo que caracteriza infância.

 

De acordo com as afirmações acima, a única que traz o que não é correto é:

a) I, II e III.

b) I e II.

c) II.

d) I e III.

e) III.

 

5) A palavra porque quase no fim do texto é classificada como:

a) substantivo.

b) adjetivo.

c) conjunção.

d) preposição.

e) interjeição.

 

Matemática: 

1. Seguir com as atividades de revisão sobre os conjuntos numéricos no livro de matemática. 

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