quarta-feira, 28 de junho de 2023

Aula de Língua Portuguesa da Semana.





1. Leia o texto e responda as questões sobre ele:


  "A descoberta do tesouro perdido"

Era uma vez, em uma pequena cidade chamada Vilarejo Alegre, um grupo de amigos formado por Laura, Pedro, Sofia e Rafael. Eles sempre estavam em busca de aventuras e segredos escondidos. Certo dia, enquanto exploravam uma antiga casa abandonada, encontraram um mapa misterioso que indicava a localização de um tesouro perdido há séculos.

Animados com a descoberta, os amigos decidiram seguir as pistas do mapa. Era uma jornada perigosa, cheia de desafios e enigmas a serem desvendados. O primeiro desafio foi atravessar um rio traiçoeiro, utilizando apenas uma corda suspensa.

Após superarem o desafio do rio, eles chegaram a uma caverna escura. Dentro dela, havia várias pedras brilhantes, mas apenas uma delas era o próximo indício para encontrar o tesouro. Com paciência e atenção, os amigos conseguiram identificar a pedra certa e avançaram para a próxima etapa.

A próxima pista levou-os até uma floresta densa, onde precisaram decifrar um código secreto esculpido em uma árvore. A mensagem revelava a direção correta a seguir. Após algumas tentativas, eles conseguiram desvendar o código e prosseguir em sua jornada.

Finalmente, chegaram a uma montanha íngreme. Para alcançar o topo, eles tiveram que escalar e enfrentar diversos obstáculos, como rochas soltas e precipícios. Com trabalho em equipe e determinação, conseguiram superar os desafios e alcançar o pico da montanha.

Lá em cima, encontraram uma velha estátua de pedra que guardava o tesouro há tanto tempo. Com cuidado, eles a abriram e, para a surpresa de todos, o tesouro era composto por livros antigos e valiosos. Era como se o conhecimento fosse o verdadeiro tesouro daquela aventura.

Os amigos decidiram doar os livros para a biblioteca da cidade, para que todos pudessem ter acesso a esse tesouro. Eles aprenderam que o verdadeiro valor está na busca pelo conhecimento e na partilha desse conhecimento com os outros.

Após essa incrível jornada, Laura, Pedro, Sofia e Rafael se tornaram famosos em Vilarejo Alegre. Suas histórias de coragem e generosidade inspiraram muitas outras pessoas a embarcarem em suas próprias aventuras em busca de tesouros perdidos.


Agora, vamos às perguntas sobre o texto:


Onde os amigos encontraram o mapa misterioso?

Quais eram os nomes dos amigos que formavam o grupo?

Qual foi o primeiro desafio que eles enfrentaram?

O que havia dentro da caverna escura?

O que a mensagem esculpida na árvore revelava?

Qual foi o último obstáculo que os amigos tiveram que enfrentar?

O que encontraram no topo da montanha?

Qual foi o ensinamento que os amigos aprenderam com a descoberta do tesouro?

O que os amigos decidiram fazer com os livros encontrados no tesouro?

Como as histórias de coragem e generosidade dos amigos afetaram as pessoas em Vilarejo Alegre?


2. Leia as frases abaixo e identifique o tempo verbal de cada uma.

a) Eu vou ao cinema todas as semanas.

b) Ontem, ela estudou para a prova.

c) Eles estão assistindo ao filme agora.

d) Na próxima semana, iremos viajar para a praia.

e) Ele tem lido muitos livros ultimamente.

f) Ela cantará uma música no show de talentos.

g) Está chovendo muito hoje.

h) Ontem à noite, nós jantamos em um restaurante.


3.  Transforme os verbos nas frases abaixo para o tempo verbal indicado entre parênteses.

a) Eu (comer) _______ pizza ontem à noite. (pretérito perfeito)

b) Eles (jogar) _______ futebol todos os sábados. (presente simples)

c) Ela (estudar) _______ muito para o exame. (futuro)

d) Nós (estar) _______ cansados depois da caminhada. (pretérito imperfeito)

e) Vocês (viajar) _______ para a praia no verão passado. (pretérito perfeito)

f) Ele (cantar) _______ uma linda canção no concerto. (futuro)

g) Elas (correr) _______ na maratona no próximo mês. (futuro)

h) Ontem, vocês (chegar) _______ tarde à festa. (pretérito perfeito)


4.  Preencha as lacunas nas frases abaixo com os tempos verbais adequados.

a) Eu _______ (assistir) a um filme interessante no cinema ontem.

b) Ela _______ (cantar) no coro da igreja todas as semanas.

c) Nós _______ (visitar) nossos avós durante as férias de verão.

d) Vocês _______ (fazer) um ótimo trabalho na apresentação.

e) Ele _______ (trabalhar) como professor há muitos anos.

f) Ontem à noite, eles _______ (jantar) em um restaurante chique.

g) Elas _______ (dançar) no palco durante o espetáculo de dança.

h) Eu _______ (estudar) para a prova durante toda a semana passada.


5. Complete as palavras corretamente, utilizando SS, S,Ç, Z OU X.

Proce__o

Apare__er

Amea__a 

E__encial 

Pa__o

Te__ouro 

Na__al

E__ercicio 

E__tender

Ama__ar 

Mi__to (misto)

E__ame 

Ra__ão 

Nece__ário

Su__essão

Su__etível

Ansio__o

prazero__o

majesto__o

reale__a

7. Produção de texto

Tema: Deve ser uma história de ficção, ou seja, algo que não aconteceu, mas o tema é livre. 

 Ideia de tema: "Uma Aventura Inesquecível"

Instruções: Imagine que você e seus amigos decidiram embarcar em uma aventura emocionante. Escreva um texto narrativo contando sobre essa aventura inesquecível. Sua história pode envolver viagens, descobertas, desafios e amizade. Lembre-se de utilizar uma linguagem adequada, criar personagens interessantes e desenvolver uma trama envolvente. Solte sua imaginação e divirta-se!


Dicas:


Comece o texto apresentando os personagens principais e o cenário da história.

Descreva os desafios e obstáculos que os personagens enfrentam durante a aventura.

Crie momentos de tensão e suspense para deixar a história emocionante.

Explore a importância da amizade e do trabalho em equipe ao longo da narrativa.

Conclua o texto com uma reflexão sobre o que os personagens aprenderam com a aventura e como ela os transformou.

Lembre-se de revisar e editar seu texto antes de finalizá-lo. Certifique-se de que a estrutura do texto esteja organizada, que você utilize corretamente os tempos verbais e faça uso de pontuação adequada. Seja criativa e aproveite o processo de escrita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário