PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores abaixo e com base nos conhecimentos construídos sobre redação, escreva um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O impacto da tecnologia na educação”, Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
A 4ª Revolução Industrial e a mudança de Era
Chris Anderson, fundador da revista Wired, afirmou: “Não vivemos uma era de mudanças, mas uma mudança de era” numa clara alusão ao momento de transformação que o mundo está vivendo. Resultado da mudança iniciada em 2007, com a chegada do primeiro smartphone (iPhone), o mundo tem assistido a uma intensa transformação suportada em três grandes eixos:
A tecnologia está cada vez mais inclusiva, barata e user friendly, sendo utilizada de forma regular por todos, do meu filho de 2 anos à minha avó de 95;
A internet conecta tudo e todos de forma permanente, gerando com isso uma mudança na forma como as pessoas consomem e endossam marcas, produtos e serviços, ganhando força a partilha de experiências e a confiança nas marcas, sobre abordagens tradicionais de marketing; [...]
Este movimento de mudança foi, em 2016, designado pelo WEF (World Economic Fórum) de 4ª Revolução Industrial, representando a convergência dos mundos físicos, biológicos e digitais, afirmando o poder da tecnologia e da conectividade em nossas vidas. Isso acontece devido não só à velocidade com que tudo acontece, mas à forma como a informação (geradora do conhecimento) está pulverizada e acessível por todos a qualquer instante. A certeza que temos é que nada será como antes. A forma como fazíamos negócios e gerenciávamos empresas mudou radicalmente na última década e mudará mais ainda na próxima. O futuro está aí hoje. [...]
TEXTO II ( a imagem é o texto!!!)
TEXTO III
O processo de ensino-aprendizagem muda conforme a evolução da sociedade. No entanto, nas duas últimas décadas, as mudanças foram maiores e mais significativas. Isso aconteceu devido a chamada “Revolução Tecnológica”, que vem transformando os hábitos e comportamentos da sociedade, principalmente das crianças e jovens.
Hoje, não é difícil encontrar crianças de um ano e meio manuseando um smartphone para assistir a desenhos. Esse contato com os recursos tecnológicos começa cada vez mais cedo. Os celulares, tablets e games fazem parte do dia a dia dos “nativos digitais” — geração que nasceu e cresceu com os recursos tecnológicos já consolidados na sociedade.
Diante desta realidade, as instituições tiveram que incluir a tecnologia no ensino para atender ao novo perfil de estudante, mais dinâmico, crítico e hiper conectado. Mas, essa integração não é um processo fácil para as escolas, pois a tecnologia no ensino precisa ser bem planejada, focando na formação integral do aluno.