1. Texto: Carta
Lorelai:
Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava. Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrado. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga? Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você acha um jeito pra mim?
Um beijo da Raquel.
[...]
Nunes, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela –
31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.
Entendendo o texto:
01 – Em “Agora tá tudo diferente”: a palavra destacada é um exemplo de linguagem:
a) Ensinada na escola.
b) Estudada nas gramáticas.
c) Encontrada nos livros técnicos.
d) Empregada com colegas.
02 – O termo em destaque funciona como pronome indefinido em:
a) “A casa tinha um quintal com milhões de coisas […]”
b) “[…] eu conversava com tanta gente que você nem imagina […]”
c) “[…] era uma coisa muito legal da gente ver.”
d) “Que não era assunto para criança.”
03 – “Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga?”. Identifique os pronomes indefinidos que compõem essa parte do texto:
04 – Grife os pronomes indefinidos presentes nas frases a seguir:
a) “[…] que ninguém achava.”
b) “Agora, tá tudo diferente […]”
c) “[…] brigam à toa, discutem por qualquer coisa.”
d) “E depois, toca todo mundo a ficar emburrando.”
3) Circule os verbos das frases abaixo:
A – Os meninos brincavam com a bola.
B – Papai me chamou para passear no parque.
C – Entrei, falei com o diretor.
D – Ao sentir a patadas, o lobo correu.
E – Tu és forte, és corajoso e conheces tudo.
F – A borboleta tem asas coloridas.
4) Indique os tempos verbais nas frases:
A – Papai gosta de verdura.
B – José ganhou uma bola.
C – Damião estudará a lição.
D – Marisa acordou cedo.
E – Os meninos jogarão basquete.
F – O garoto vende pipoca.
G – Eu venderei meu relógio.
H – Eu canto muito bem.
I – Eu vendi minha bicicleta.
5) Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.
A – Chovia muito.
B – Ela era infeliz.
C – Relampejou muito.
D – As crianças brincavam.
E – Ventava muito.
F – Marta estava contente.
G – O menino está triste.
6) Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.
a) _____ escrevemos.
b) _____ viveste.
c) _____falastes.
d) _____recebeu.
e) _____ vendo.
f) _____estudamos.
g) _____cantou.
h) _____achei.
i) _____ jogamos.
j) _____cantais.
k) _____ cantou.
7) Coloque, no quadro abaixo, os verbos nos lugares certos:
Vestir - andar - receber - amar - partir.
Prender - pedir - contar - trazer - comer.
Estudar - subir - falar - esconder - ouvir.
exemplo:
1ª conjugação - 2ª conjugação - 3ª conjugação.
Estudar - prender - vestir
8) Reescreva as frases pelos tempos adequados dos verbos indicados nos parênteses:
a) Ontem eu um lobo-do-mar. (Conhecer)
b) No mês passado, os alunos verbos. (Estudar)
c) Hoje um bonito dia. (Estar)
d) No próximo ano eu no ensino médio. (Estar)
09) Conjugue os verbos abaixo no Presente do Indicativo:
Verbo: Cantar Verbo: Estudar.
Eu Eu
Tu Tu
Ele/ela Ele/ela
Nós Nós
Vós Vós
Eles/elas Eles/elas
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