quarta-feira, 13 de abril de 2022

Matemática- atividades da semana (12/04 a 19/04)

 

Comparando números inteiros:



Observe a representação gráfica dos números inteiros na reta.

-I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I___I_
-6.. -5...-4. -3,. -2,..-1,.. 0,.+1,.+2,.+3,.+4,..+5,.+6


Dados dois números quaisquer, o que está à direita é o maoir deles, e o que está à esquerda, o menor deles.

exemplos
a) -1 > -4, poque -1 está à direita de -4.
b) +2 > -4, poque +2 está a direita de -4
c) -4 menor -2 , poque -4 está à esquerda de -2.
d) -2 menor +1, poque -2 está à esquerda de +1.


1) Qual é o número maior ?
a) +1 ou -10 
b) +30 ou 0 
c) -20 ou 0 
d) +10 ou -10 
e) -20 ou -10 
f) +20 ou -30 
g) -50 ou +50 
h) -30 ou -15 

2) compare os seguintes pares de números, dizendo se o primeiro é maior, menor ou igual

a) +2 e + 3 
b) +5 e -5 
c) -3 e +4
d) +1 e -1 
e) -3 e -6 
f) -3 e -2 
g) -8 e -2 
h) 0 e -5 
i) -2 e 0 
j) -2 e -4 
l) -4 e -3 
m) 5 e -5 
n) 40 e +40 
o) -30 e -10
p) -85 e 85 
q) 100 e -200 
r) -450 e 300 
s) -500 e 400 

3) coloque os números em ordem crescente.

a) -9,-3,-7,+1,0 
b) -2, -6, -5, -3, -8 
c) 5,-3,1,0,-1,20 
d) 25,-3,-18,+15,+8,-9 
e) +60,-21,-34,-105,-90 
f) -400,+620,-840,+1000,-100 

4) Coloque os números em ordem decrescente

a) +3,-1,-6,+5,0 
b) -4,0,+4,+6,-2 
c) -5,1,-3,4,8 
d) +10,+6,-3,-4,-9,+1 
e) -18,+83,0,-172, -64 
f) -286,-740, +827,0,+904 

5) Calcule:

a) +1 - 6 =
b) -9 + 4 = 
c) -3 + 6 = 
d) -8 + 3 =
e) -9 + 11 = 
f) +15 - 6 = 
g) -2 + 14 = 
h) +13 -1 =
i) +23 -17 =
j) -14 + 21 = 
l) +28 -11 = 
m) -31 + 30 = 

6) Calcule:

a) (+9) + (-5) =

b) (+3) + (-4) = 

c) (-8) + (+6) = 

d) (+5) + (-9) = 

e) (-6) + (+2) = 

f) (+9) + (-1) =

g) (+8) + (-3) = 

h) (+12) + (-3) = 

i) (-7) + (+15) = 

j) (-18) + (+8) = 

i) (+7) + (-7) = 

l) (-6) + 0 = 

m) +3 + (-5) = 

n) (+2) + (-2) = 

o) (-4) +10 = 

p) -7 + (+9) = 

q) +4 + (-12) = 

r) +6 + (-4) = 


Nenhum comentário:

Postar um comentário