1. Proposta de Produção Textual - Texto dissertativo-argumentativo
Leia os textos a seguir.
TEXTO 1
CELULAR E ADOLESCENTES: UMA RELAÇÃO PERIGOSA
Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, revelou que o uso do celular à noite é prática recorrente entre os adolescentes e isso está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço desses jovens após algum tempo.
A preocupação maior dos pais no que diz respeito à mídia, é com relação ao tempo que as crianças gastam vendo TV, ouvindo música ou navegando na Internet. O celular é visto como um simples aparelho de comunicação, útil em situações de emergência, mas os jovens hoje usam os meios de comunicação modernos de forma que os pais nem imaginam.
Casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.
Por outro lado, um melhor rendimento escolar está relacionado a uma boa noite de sono. Estudos revelam que adolescentes que dormem menos estão mais propensos a problemas cognitivos ou comportamentais . Os pais devem estar alerta: é preciso restringir ou proibir o uso do celular após a hora de dormir.
Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e um bom desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área. E dar conselhos como: durma bem para melhorar suas notas.
TEXTO 2
10 DICAS IMPORTANTES PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
Todos nós sabemos que o planeta Terra não está bem! Estamos observando de perto as mudanças climáticas e, infelizmente, estamos sofrendo diretamente com todo o impacto negativo que o homem causa ao planeta. Fato é que não podemos só observar todas as mudanças, devemos buscar melhorias.
Você deve estar pensando: Como eu, uma única pessoa, posso preservar o meio ambiente? Realmente não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e a fazer desse planeta um lugar melhor para as futuras gerações.
Veja a seguir 10 dicas importantes para preservar o meio ambiente:
1- Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas.
2- Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.
3- Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal.
4- Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está contribuindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.
5- Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades.
6- Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.
7- Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor a água, como: reutilizar a água da máquina de lavar, armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.
8- Reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários.
9- Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida.
10- Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.
Viu só? Com dicas simples, você pode preservar o meio ambiente e ajudar o planeta!
PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Escreva um texto dissertativo-argumentativo, com estruturação do texto em introdução, desenvolvimento e conclusão; dentre os outros aspectos que estudamos a aula. O texto deve ter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
Para desenvolver sua dissertação argumentativa, você poderá escolher um dos temas abaixo, que são baseados nos textos lidos anteriormente (Texto 1 e Texto 2).
TEMA 1: CELULAR E ADOLESCENTES: UMA RELAÇÃO PERIGOSA
TEMA 2: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: A RESPONSABILIDADE É DE TODOS
2. Após escrever sua redação, utilize a ficha abaixo para avaliar e corrigir seu texto. Se nessa correção perceber que algo faltou, não deixe de corrigir.
*não é necessário conter imagens e desenhos na sua redação, como consta o último tópico do item diagramação.
3. Em se tratando de verbos transitivos, sabemos que estes não possuem sentido por si só, necessitando, portanto de um complemento – objeto direto ou indireto. Com base nesse pressuposto, analise as orações expostas conforme indica o modelo:
a) Necessitamos de sua ajuda na pesquisa.
Necessitamos – Verbo transitivo indireto
de sua ajuda – objeto indireto
b) O diretor fez as recomendações aos alunos.
c) A plateia aplaudiu o artista famoso.
d) As encomendas foram entregues aos moradores.
e) Marta pegou o livro e entregou ao professor.
4. Analise os termos em destaque das seguintes orações, classificando em:
OD – objeto direto
OI – objeto indireto
a – Eu acredito em você e não confio em boatos ( ).
b – Ganhamos a partida em tempo recorde ( ).
c – Pegamos as malas apressadamente. ( ).
d – Eu aprecio livros antigos e peças de museu ( ).
e – Continuas persistindo no erro ( ).
5. Pode-se afirmar que o objeto direto é o complemento:
( ) de um verbo regido de preposição.
( ) de um verbo não regido de preposição.
( ) de um verbo que ocasionalmente é regido de preposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário