segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Aula de Língua Portuguesa de terç-feira.

  



Estrutura de uma redação: 

Uma redação dissertativa divide-se em três partes fundamentais:

1. Introdução

2. Desenvolvimento

3. Conclusão


1. Introdução

Introduzir é o ato de iniciar o texto. A introdução deve apresentar a ideia principal, que será discutida não só no primeiro parágrafo, mas ao longo do texto!

Não é por menos que o início do texto tem essa denominação, uma vez que é responsável por fazer com que o leitor queira adentrar, fixar os olhos e ler o restante do texto.

A introdução é o primeiro contato que o leitor tem com o texto, a forma como ela é disposta é muito importante. Deve-se explorar o objetivo do texto em orações que atraiam o público-alvo. Importante é não se delongar muito nesta etapa, três a seis linhas são o suficiente.


2. Desenvolvimento

É o chamado “corpo do texto”, onde o tema escolhido é abordado e, como o próprio nome diz, desenvolvido. Após introduzir o tema, é hora de debatê-lo, através da exposição dos argumentos.

É necessário que as ideias estejam claras e exemplificadas, se for o caso. Nesta etapa, evite repetições de palavras ou orações que tenham o mesmo sentido. Evite também períodos muito longos, pois tendem a tornar a leitura cansativa, repetitiva. Além disso, pode fazer com que o escritor se perca em meio às suas próprias argumentações.

3. Conclusão

Concluir é acabar, finalizar. Portanto, é o desfecho do texto. Muitos não dão importância para essa etapa, mas sem ela o texto fica vago, sem propósito.

Em um parágrafo, a conclusão deve reunir as ideias levantadas ao longo do texto, contudo, com um posicionamento por parte do escritor ou uma solução para um problema apresentado.

Nunca coloque: Concluímos que, Concluo que, Finalizando, Resumindo ou equivalentes na conclusão porque não é necessário que o escritor avise que irá finalizar o texto, já que esta etapa deve ser percebida pelo leitor e não alertada.


  1. Parágrafos: introdução- de três a seis linhas; desenvolvimento: os parágrafos de desenvolvimento devem ter de cinco a oito linhas; conclusão: não deve ser muito grande, o ideal é que tenha o o máximo de cinco a sete linhas.
  2. Utilize a terceira pessoa do discurso no singular (preferencialmente) ou plural. Você nunca deve utilizar “eu acho”, “eu penso” ou qualquer expressão na primeira pessoa. 
  3. Atenção as margens: jamais deixe espaço em branco nas margens esquerda ou direita. Na margem esquerda, só se deixa espaço quando indicar início de parágrafo. As linhas devem ser preenchidas até o final, mas sem ultrapassar o limite da margem direita, portanto, não sendo possível escrever toda a palavra, deve-se escrever o restante na próxima linha, respeitando a separação silábica.
  4.  Verbos: os verbos devem estar em terceira pessoa, ou seja, referindo-se a: ele, ela, eles, elas. 
  5. Linguagem: é formal, logo, obedece às normas gramaticais. Dessa forma, empregos de expressões coloquiais, ou seja, da oralidade e gírias estão excluídas, tais como: de boa, tampá o sol com a peneira, ninguém merece, isso está cheirando mal, sem noção, camarada, etc. 
  6.  Palavras: devem ser usadas no seu sentido denotativo, literal, ou melhor, no que consta no dicionário. Deixe o sentido figurado para as poesias e outros tipos de textos. 
  7.  Expressões: é comum lermos: eu acho, na minha opinião, de acordo com que penso a esse respeito, em redações dissertativas. No entanto, essas colocações são redundantes, pois é um texto que mostra o ponto de vista do autor em relação a um fato. Então, é redundante usar tais expressões, mesmo porque deve-se manter a terceira pessoa do discurso. 
  8. Períodos: devem ser objetivos e claros. De preferência, mais breves, pois períodos muito longos geram confusão. Aproveite e verifique se a pontuação está correta: se o ponto final está presente em cada ideia finalizada! Cuide, pois se as orações estiverem emendadas por vírgulas, acabarão ocasionando  períodos longos e confusos.



2. Encontre os objetos nas frases abaixo, classificando-os como diretos (OD) ou indiretos (OI)

a) Sem dúvida, este jovem gosta de música.

b) Eu desejo uma boa viagem a você. 

c)A Leitura amplia nossos conhecimentos .

d)  A indústria optou por fibra sintética.

e) Não duvides das verdades divinas.

f) Ele os ensinou a fazer pipas.

g) Daremos ao rapaz o apoio necessário.

h) Esse garoto desconfia das pessoas .

i) Não vejo ninguém.

j) Eles encontraram o documento .

k) Paguei um guaraná a ela.

l) Escrevi uma carta  à minha tia.

m) Pediram-lhe explicações.

n)  O agrotóxico prejudica o meio ambiente.

o) Carlos gosta de Luciana.

p) Carlos deseja felicidade a Renata .

q) Ninguém temia o tirano.








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