1. Leia o texto e responda as questões sobre ele.
Sexta-Feira Muito Louca
"Sexta-feira Muito Louca" é um filme de comédia adolescente lançado em 2003. O filme conta a história de Tess Coleman (Jamie Lee Curtis), uma mãe solteira que vive com sua filha de 15 anos, Anna (Lindsay Lohan). Elas têm uma relação conturbada, pois Tess é muito rígida e Anna se sente sufocada pela mãe.
Um dia, elas vão juntas a um restaurante chinês e, ao abrir os biscoitos da sorte, acabam trocando de corpo. Tess acorda no corpo da filha, enquanto Anna acorda no corpo da mãe. A partir daí, elas têm que viver um dia inteiro na pele da outra, enquanto tentam descobrir como reverter a situação.
A troca de corpos leva a diversas situações cômicas e constrangedoras. Tess, no corpo da filha, precisa lidar com a escola e seus amigos adolescentes, enquanto Anna, no corpo da mãe, tem que enfrentar as responsabilidades de um dia agitado no trabalho de Tess.
Ao longo do filme, mãe e filha acabam se aproximando e entendendo melhor as dificuldades e angústias da outra. No final, elas conseguem reverter a troca de corpos e voltar ao normal, mas com uma relação muito mais saudável e amorosa.
Atividade:
a) Sobre o que é o filme "Sexta-feira Muito Louca"?
b) Quem são as personagens principais do filme?
c) O que acontece com Tess e Anna no restaurante chinês?
d) Quais as consequências da troca de corpos?
e) O que mãe e filha aprendem ao longo do filme?
Onde assistir ao filme: Disney+
2. Passe as orações da voz ativa para a voz passiva.
a) Os candidatos fizeram o seu discurso.
b) Os professores avaliaram os alunos.
c) A cabeleireira finalizou o penteado.
d) Os auditores enviaram o relatório.
e) O homem cultivou o terreno.
3. Indique as duas orações que estão na voz reflexiva.
a) Deitou-se assim que anoiteceu.
b) Nunca se está salvo.
c) Sonha-se com fama e dinheiro.
d) Vende-se casa.
e) Vestiu-se e saiu.
4. Identifique os sujeitos agentes e pacientes nas orações abaixo.
a) Eu penteio-me.
b) O aluno foi visto na estrada da escola.
c) Escrevi o discurso para o homenageado.
d) A secretária telefonou aos clientes.
e) Maria e João amam-se.
5. Identifique as vozes verbais nas orações abaixo.
a) As crianças pintaram toda a parede com canetinha.
b) Toda a sala foi renovada.
c) Usou-se três tons diferentes na sala.
d) Pintam como ninguém.
e) Isto foi feito por eles.
6. Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. A forma ativa dessa mesma frase é:
a) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.
b) Tudo pode comprovar-se.
c) Qualquer cidadão se pode comprovar tudo isso.
d) Pode comprovar-se tudo isso.
e) Qualquer cidadão pode ter tudo isso comprovado.
7. É exemplo de construção na voz passiva o segmento destacado na seguinte frase:
a) Ainda ontem fui tomado de risos ao ler um trechinho de crônica.
b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos.
c) Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal.
d) O enrubescimento da mãe revelou seu desconforto diante da observação da filha.
e) Lembro-me de uma visita que recebemos em casa, há muito tempo.
8. Passando Transpondo para a voz passiva a oração “O faro dos cães guiava os caçadores”, obtém-se a forma verbal:
a) guiava-se
b) ia guiando
c) guiavam
d) eram guiados
e) foram guiados
9. Leia a tirinha abaixo e responda as questões sobre ela:
9.1- Indique o sujeito e o predicado da frase "Jaiminho foi mimado pelas suas titias."
______________________________________
9.2- O sujeito da oração que você identificou é sujeito paciente ou agente?
______________________________________
9.3. Em relação a segunda questão, por que você chegou a esta conclusão?
______________________________________
9.4. Quem pratica a ação verbal no primeiro quadrinho?
______________________________________
9.5. Por que o leão chegou a conclusão que a criança estava estragada?
______________________________________
10. . Observe as frases abaixo e classifique o sujeito em agente ou paciente:
a) A tempestade provocou inundações em Fortaleza.
______________________________________
b) O dinheiro foi encontrado na bolsa do ladrão pela guarda municipal.
______________________________________
c) A lei foi homologada pelo presidente da república.
______________________________________
d) O governador decretou lockdown devido à pandemia.
______________________________________
e) As crianças machucaram-se no elevador.
______________________________________
f) Os criminosos estavam cercados pela polícia.
______________________________________
g) Fernando se cortou com a faca.
______________________________________
11. a proposta de redação:
Tema: A importância da amizade na adolescência
Instruções:
A adolescência é uma fase da vida marcada por muitas mudanças e descobertas. Nesse período, a amizade pode ser uma fonte importante de apoio e companheirismo para os jovens. Pensando nisso, escreva uma redação dissertativa-argumentativa sobre a importância da amizade na adolescência.
Sua redação deve conter:
Uma introdução que apresente o tema e a sua relevância para os adolescentes.
Um desenvolvimento com argumentos que defendam a importância da amizade, como o fato de ser uma forma de apoio emocional, um espaço de troca de experiências e de diversão, além de contribuir para o desenvolvimento da autoestima e da empatia.
Um contra-argumento que considere a possibilidade de a amizade ser fonte de problemas, como conflitos e influências negativas.
Uma conclusão que retome os pontos principais da argumentação e proponha a reflexão sobre a importância de cultivar amizades saudáveis e verdadeiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário