segunda-feira, 24 de abril de 2023

Língua Portuguesa- Atividades da semana.

 


1. Leia o texto e responda as questões sobre ele.

                                                Sexta-Feira Muito Louca



"Sexta-feira Muito Louca" é um filme de comédia adolescente lançado em 2003. O filme conta a história de Tess Coleman (Jamie Lee Curtis), uma mãe solteira que vive com sua filha de 15 anos, Anna (Lindsay Lohan). Elas têm uma relação conturbada, pois Tess é muito rígida e Anna se sente sufocada pela mãe.

Um dia, elas vão juntas a um restaurante chinês e, ao abrir os biscoitos da sorte, acabam trocando de corpo. Tess acorda no corpo da filha, enquanto Anna acorda no corpo da mãe. A partir daí, elas têm que viver um dia inteiro na pele da outra, enquanto tentam descobrir como reverter a situação.

A troca de corpos leva a diversas situações cômicas e constrangedoras. Tess, no corpo da filha, precisa lidar com a escola e seus amigos adolescentes, enquanto Anna, no corpo da mãe, tem que enfrentar as responsabilidades de um dia agitado no trabalho de Tess.

Ao longo do filme, mãe e filha acabam se aproximando e entendendo melhor as dificuldades e angústias da outra. No final, elas conseguem reverter a troca de corpos e voltar ao normal, mas com uma relação muito mais saudável e amorosa.


Atividade:


a) Sobre o que é o filme "Sexta-feira Muito Louca"?


b) Quem são as personagens principais do filme?


c) O que acontece com Tess e Anna no restaurante chinês?


d) Quais as consequências da troca de corpos?


e) O que mãe e filha aprendem ao longo do filme?

 Onde assistir ao filme:  Disney+ 






2. Passe as orações da voz ativa para a voz passiva.

a) Os candidatos fizeram o seu discurso.

b) Os professores avaliaram os alunos.

c) A cabeleireira finalizou o penteado.

d) Os auditores enviaram o relatório.

e) O homem cultivou o terreno.


3. Indique as duas orações que estão na voz reflexiva.

a) Deitou-se assim que anoiteceu.

b) Nunca se está salvo.

c) Sonha-se com fama e dinheiro.

d) Vende-se casa.

e) Vestiu-se e saiu.


4. Identifique os sujeitos agentes e pacientes nas orações abaixo.

a) Eu penteio-me.

b) O aluno foi visto na estrada da escola.

c) Escrevi o discurso para o homenageado.

d) A secretária telefonou aos clientes.

e) Maria e João amam-se.


5. Identifique as vozes verbais nas orações abaixo.

a) As crianças pintaram toda a parede com canetinha.

b) Toda a sala foi renovada.

c) Usou-se três tons diferentes na sala.

d) Pintam como ninguém.

e) Isto foi feito por eles.


6. Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. A forma ativa dessa mesma frase é:

a) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.

b) Tudo pode comprovar-se.

c) Qualquer cidadão se pode comprovar tudo isso.

d) Pode comprovar-se tudo isso.

e) Qualquer cidadão pode ter tudo isso comprovado.

7. É exemplo de construção na voz passiva o segmento destacado na seguinte frase:

a) Ainda ontem fui tomado de risos ao ler um trechinho de crônica.


b) A Solange toma especial cuidado com a escolha dos vocábulos.
c) Glorinha e sua filha não partilham do mesmo gosto pelo requinte verbal.
d) O enrubescimento da mãe revelou seu desconforto diante da observação da filha.
e) Lembro-me de uma visita que recebemos em casa, há muito tempo.


8. Passando Transpondo para a voz passiva a oração “O faro dos cães guiava os caçadores”, obtém-se a forma verbal:

a) guiava-se

b) ia guiando

c) guiavam

d) eram guiados

e) foram guiados

9. Leia a tirinha abaixo e responda as questões sobre ela:



9.1- Indique o sujeito e o predicado da frase "Jaiminho foi mimado pelas suas titias."

______________________________________


9.2- O sujeito da oração que você identificou é sujeito paciente ou agente?

______________________________________


9.3. Em relação a segunda questão, por que você chegou a esta conclusão?

______________________________________


9.4. Quem pratica a ação verbal no primeiro quadrinho?

______________________________________


9.5. Por que o leão chegou a conclusão que a criança estava estragada?

______________________________________


10. . Observe as frases abaixo e classifique o sujeito em agente ou paciente:


a) A tempestade provocou inundações em Fortaleza.

______________________________________


b) O dinheiro foi encontrado na bolsa do ladrão pela guarda municipal.

______________________________________


c) A lei foi homologada pelo presidente da república.

______________________________________


d) O governador decretou lockdown devido à pandemia.

______________________________________


e) As crianças machucaram-se no elevador.

______________________________________


f) Os criminosos estavam cercados pela polícia.

______________________________________


g) Fernando se cortou com a faca.

______________________________________


11. a proposta de redação:

Tema: A importância da amizade na adolescência

Instruções:


A adolescência é uma fase da vida marcada por muitas mudanças e descobertas. Nesse período, a amizade pode ser uma fonte importante de apoio e companheirismo para os jovens. Pensando nisso, escreva uma redação dissertativa-argumentativa sobre a importância da amizade na adolescência.


Sua redação deve conter:

Uma introdução que apresente o tema e a sua relevância para os adolescentes.

Um desenvolvimento com argumentos que defendam a importância da amizade, como o fato de ser uma forma de apoio emocional, um espaço de troca de experiências e de diversão, além de contribuir para o desenvolvimento da autoestima e da empatia.

Um contra-argumento que considere a possibilidade de a amizade ser fonte de problemas, como conflitos e influências negativas.

Uma conclusão que retome os pontos principais da argumentação e proponha a reflexão sobre a importância de cultivar amizades saudáveis e verdadeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário