1. Destaque os apostos e vocativos:
a) Vocês por aqui, meninos?!
b) Desejo uma única coisa: que plantem novas árvores.
c) Vento, chuva, nada o impediu de cumprir sua missão.
d) Tenho certeza, amigos, de que isso vai acabar bem.
e) Ela correu durante uma hora, sinal de preparo físico.
f) Cardoso, eu não quero contrariar você.
g) Dona Aida servia o patrão, pai de Marina, menina levada.
h) Guimarães Rosa, escritor, era diplomata de carreira.
i) Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
j) Pedro II, ex-imperador do Brasil, foi deportado.
2. complete as frases abaixo usando apostos.
a) O Brasil,
b) A escola,
c) Maria,
d) A rosa,
e) O cavalo,
3. Leia o diálogo e responda às questões:
(Eunice) − Mais pratos quebrados, Teresa?
(Teresa) − Não, Eunice, menos desta vez...
a) Com que palavra Eunice se dirige à Teresa?
b) Com que palavra Teresa se dirige à Eunice?
c) Que sinal de pontuação separa essas palavras do restante da frase?
4. Agora, faça duas frases empregando vocativos acompanhados de:
a) ponto de exclamação.
b) ponto de interrogação
5. Assinale a sequência que classifica corretamente os termos das orações em destaque em aposto ou vocativo:
I. Marcela, do departamento pessoal, ganhou o concurso de funcionário do mês.
II. Brasil, mostra a sua cara! III.
Minha irmã, Carolina, foi aprovada no vestibular de Engenharia.
IV. Havia muita confusão no momento: gritos, vaias, aplausos.
V. A vida, meu amado, não é um conto de fadas.
a) aposto – aposto – vocativo – vocativo – vocativo
b) vocativo – vocativo – aposto – aposto – vocativo
c) aposto – vocativo – aposto – vocativo – aposto
d) aposto – vocativo – aposto – aposto – vocativo
6) Leia o poema abaixo e responda:
Dois vocativos
“A maravilha dá de três cores: branca, lilás e amarela, seu outro nome é bonina. Eu sou de três jeitos: alegre, triste e mofina, mas meu outro nome eu não sei. Ó mistério profundo! Ó amor!”
Adélia Prado (In: O coração disparado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p.19)
a) O “eu” lírico representado pelo poema, explicita informações tendo como referência dois elementos: a flor e uma pessoa, cuja identificação não é retratada. Como se trata de um texto poético, sabemos que o mesmo nos revela algo a mais daquilo que “aparentemente” parece óbvio. Partindo desse pressuposto, qual a pretensão da autora em se referir às características deste outro ser, ou seja, o humano?
b) No poema há dois versos que têm como função esclarecer sobre um termo especificado anteriormente, logo remetemo-nos à ideia do aposto. Identifique-os.
c) Caso identifique no poema, escreva abaixo:
aposto:
vocativo:
7) Diante da oração abaixo, indique todos os apostos pertencentes a ela:
“Quando a reunião iniciou, estavam na sala apenas o diretor, alguns funcionários e o dono da empresa, um importante representante da sociedade. O assunto em discussão foi: diversificar a produção, estudar a possibilidade de alteração salarial e incentivo à carreira profissional.”
8)A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque: “Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”. Tomás Antônio Gonzaga.
a) ( ) vocativo
b) ( ) sujeito
c) ( ) aposto
d) ( ) adjunto adnominal
9) Relacione as colunas de acordo com a definição adequada dos termos acessórios da oração:
a) ( ) Adjunto adverbial
b) ( ) Adjunto adnominal
I. É um termo que possui valor adjetivo e que especifica ou delimita o significado de um substantivo. Pode ser expresso por adjetivo, locução adjetiva, artigo, pronome e numeral adjetivo.
II. É um termo que se associa a um verbo, a um adjetivo ou a outro advérbio intensificando o sentido ou denotando alguma circunstância. Pode vir representado por advérbio, locução ou expressão adverbial, ou uma oração.
10) “A colossal produção agrícola e industrial dos americanos voa para os mercados com a velocidade média de 100 km por hora. Os trigos e carnes argentinas afluem para os portos em autos e locomotivas que uns 50 km por hora, na certa, desenvolvem.”
As circunstâncias sublinhadas indicam, respectivamente, a ideia de:
a) ( ) lugar, meio e finalidade.
b) ( ) finalidade, meio e afirmação.
c) ( ) finalidade, tempo e dúvida.
d) ( ) lugar, meio e afirmação.
e) ( ) lugar, instrumento e lugar.
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