segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Língua Portuguesa- Atividades da semana. (de 29/11 a 6/12)



 1. TRABALHO DO LIVRO- LITERATURA LIVRE:

Meninas, nessa semana vocês deverão realizar o trabalho sobre o livro escolhido por vocês como leitura do terceiro trimestre. O trabalho deve ser impresso, seguindo a estrutura abaixo:

Capa- Nome completo da aluna, cidade, data e o título do trabalho.

Fichamento: Essa é a parte que contém as informações técnicas do livro. São elas: Nome completo da obra e do autor. Ano em que foi escrito. Ano em que teu exemplar foi impresso, editora responsável e local da impressão. Número de páginas. Gênero do livro.

Sobre o autor: aqui será apresentada uma breve pesquisa sobre o autor da obra. Exemplos do que pode conter: ano e local do seu nascimento, fatos sobre sua vida, outras obras escritas por ele, curiosidades sobre o livro que você leu..

Resumo do livro: aqui você vai falar sobre a história, do que se trata, seu enredo, personagens principais. O nome é resumo, pois você não vai transcrever a obra inteira, mas deve ser um texto rico, com bastante informação sobre a obra. Não deve ser feito de forma "pessoal", falando do seu gosto e impressões.

Impressões pessoais: aqui sim, você vai falar sobre o que achou da obra, sua opinião sobre a mesma, como foi realizar essa leitura.  Essa é a parte final do trabalho.

 

1. Circule os verbos das frases abaixo:

a) Os meninos brincavam  com a bola.

b) Papai me chamou para  passear no parque.

c) Entrei, falei com o diretor.

d) Ao sentir a patadas, o lobo  correu.

e) Tu és forte, és corajoso e  conheces tudo.

f)  A borboleta tem asas coloridas.


2. Indique os tempos verbais nas frases:

a) Papai gosta de verdura.

b) José ganhou uma bola. 

c) Damião estudará a lição. 

e) Os meninos jogarão basquete. 

f) O garoto vende pipoca.

g) Eu venderei meu relógio. 

h) Eu canto muito bem. 

i) Eu vendi minha bicicleta. 


3. Escreva ao lado: ação, fenômeno ou estado.

a) Chovia muito.

b) Ela era infeliz. 

c) Relampejou muito. 

d) As crianças brincavam. 

e) Ventava muito. 

f) Marta estava contente. 

h) O menino está triste. 


4. Coloque o pronome pessoal de acordo com a terminação do verbo: Eu, tu, ele, nós, vós, eles.

a)  exemploNós escrevemos.

b)  ____  viveste.

c)  ____   falastes.

d) _____   recebeu.

e) ____ vendo

f) ___   estudamos.

g) ____    cantou.

h) ____ achei.

i)  ___ jogamos.

j)  ____  cantais.

k) __ cantou


5. Sobre os modos verbais, está correta a sequência:

I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real;

II –Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;

III – Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.


a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo indicativo.

b) modo imperativo – modo indicativo – modo subjuntivo.

c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo imperativo.

d) modo indicativo – modo imperativo – modo subjuntivo.

Observe a tirinha “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, e julgue as proposições:




I – O verbo “colocou”, no primeiro quadrinho, está no pretérito perfeito;

II – A forma verbal “olhando”, no segundo quadrinho, está no modo indicativo;

III – A forma verbal “poderia”, no segundo quadrinho, está no futuro do pretérito do modo subjuntivo;

IV – A forma verbal “acharmos”, no quarto quadrinho, está no futuro do subjuntivo;

V - A forma verbal “fosse”, no quarto quadrinho, está no pretérito imperfeito do modo indicativo.

Estão corretas:

a) I e IV.

b) II, III e V.

c) I, IV e V.

d) III e V.

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