AS REGIÕES BRASILEIRAS
O Brasil tem uma grande extensão territorial, são 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Essa grandiosidade de país permite considerá-lo como um lugar de dimensões continentais. Assim sendo, a partir de critérios sociais, culturais, naturais e econômicos, houve a necessidade de subdividi-lo em 5 regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Região Norte
A região Norte ocupa a maior área do Brasil, já que só ela corresponde a quase metade do território brasileiro. Essa região tem sua principal atividade econômica no extrativismo, na agricultura, na pecuária e na indústria. É nela que se localiza a maior parte da floresta tropical do planeta: a Floresta Amazônia, como também a maior bacia hidrográfica do mundo.
Região Nordeste
O Nordeste abrange nove estados e corresponde em média 18% do território brasileiro. É a segunda região mais populosa do Brasil. O turismo é a atividade econômica mais preponderante. Foi a primeira região a ser explorada pelos portugueses que cultivaram a cana-de-açúcar e o cacau, fato que contribuiu para o desmatamento da região. O Nordeste também se destaca através do artesanato, das festas folclóricas e das comidas típicas.
Região Centro-Oeste
Essa região possui aproximadamente uma população de 16 milhões de habitantes. A economia dela se baseia principalmente na agricultura das grandes monoculturas, principalmente de soja, trigo e milho. É nessa região que se localiza a capital do Brasil: Brasília, a qual faz parte do Distrito Federal, menor território autônomo do País. O bioma predominante é o cerrado, entretanto, há o pantanal e outras áreas de florestas.
Região Sudeste
O Sudeste é conhecido por sua força econômica e por suas cidades muito importantes para a economia nacional. A região é a mais populosa do Brasil, aproximadamente 90% moram em áreas urbanizadas. Tem índices econômicos muito altos, assim como a taxa de industrialização. A sua Mata Atlântica se encontra bastante devastada devido à urbanização e ampliação agrícola. O estado de São Paulo é o principal centro industrial do Brasil. Mais de 40% da população brasileira estão na região Sudeste.
Região Sul
O clima predominante é o subtropical. Diferencia-se de outras regiões por possuir estações do ano com grandes variações de temperatura, sendo a região mais fria do Brasil. Durante o inverno, ocorrem geadas e até neve em diversas cidades. A indústria do vinho é atualmente muito importante na fonte de renda, mas também, possui uma economia forte na pecuária e agricultura. Gramado e Canela, com baixas temperaturas, são relevantes centros turísticos em vários períodos do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário