Leia o texto abaixo e responda às questões 1 – 14.
2. Qual dos itens abaixo não representa uma finalidade do texto?
a) Sistematizar e organizar informações complexas em simples.
b) Estabelecer informações de uma forma fácil de entender.
c) Hierarquizar os conteúdos, tornando-os muito mais atrativos.
d) Delimitar ideias e organizar opiniões para convencer o leitor.
3. Qual acontecimento motivou a publicação desse texto para os leitores?
___________________________
4. Onde é comum encontrar esse tipo de texto?
___________________________
___________________________
5. Qual a informação principal trazida pelo texto?
___________________________
6. Cite duas informações secundárias apresentadas no texto.
___________________________
7. Quais são os órgãos responsáveis pelo texto e pela veracidade das informações apresentadas?
___________________________
8. Cite, pelo menos, duas informações responsáveis em trazer um forte impacto ao leitor e convencê-lo a não fazer uso de tabaco.
___________________________
9. Sobre os impactos do cigarro em fumantes e fumantes passivos, conforme o texto, assinale a alternativa que não apresenta embasamento textual.
a) Em fumantes passivos, os impactos do cigarro são piores.
b) As doenças provocadas pelo uso do cigarro são semelhantes.
c) Esses dois grupos estão sujeitos ao aparecimento de câncer.
d) As doenças respiratórias estão presentes nos dois grupos.
10. No texto, a palavra IMPACTO poderia ser substituída, sem prejuízo no sentido, por:
a) Conflito.
b) Repercussão.
c) Resultado.
c) Resultado.
d) Impulso.
11. Que elementos não verbais são responsáveis por tornar o texto mais atrativo e despertar a atenção do leitor?
____________________________
12. O uso das reticências em “QUEM FUMA TEM...” marca
a) uma interrupção.
b) uma hesitação.
c) um chamamento.
c) um chamamento.
d) uma continuidade.
13. Reescreva o trecho “Os males do tabagismo” substituindo as expressões grifadas por sinônimos, sem prejudicar o sentido original do texto.
___________________________
14. Em sua opinião, por que é importante incentivar campanhas publicitárias para combater o uso de cigarros na sociedade?
___________________________
___________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário