segunda-feira, 2 de maio de 2022

Língua Portuguesa- Atividades da semana. (de 03/05 a 09/05)

 1. Leia o texto abaixo:



No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?

a)   Onde foi que seu pedaço de pizza caiu.

b)   O que aconteceu com seu pedaço de pizza.

c)   Como a Magali consegue ser tão magrinha.

d)   Por que a Magali come muito e não engorda.


2. Leia o texto abaixo.

        A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:




A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:

a)   Compaixão.

b)   Companheirismo.

c)   Insensibilidade.

d)   Revolta.


3. Leia o texto abaixo.


O objetivo do texto é:

    a)   Mostrar a importância dos livros.

     b)   Divulgar uma feira de livros

     c)   Explicar como são feitos os livros.

     d)   Indicar locais onde se vendem livros


4. Leia a fábula abaixo:

O LOBO E A OVELHA

 Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.

   Assim, falou o lobo: -- “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” – “Claro!” respondeu a ovelha. – “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”


Responda: 

Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?

a)   ---“Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando”.

b)   O lobo pediu que a ovelha trouxesse água para ele

c)   “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”

d)   Um lobo repousava doente e bastante debilitado.


5.  Leia o texto abaixo:


A fala do personagem no segundo quadrinho indica que ele quer:

a)   Ficar meditando sobre seu trabalho.

b)   Ganhar tempo até começar a trabalhar.

c)   Saborear o almoço que lhe foi servido.

d)   Trabalhar depois do almoço.


6. Separe as sílabas e classifique as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona, proparoxítona). não lembra? pesquise!

Armazém =

Javali = 

Cerimônia =

Médico = 

Cansaço =

Freguês =

Método = 

Peteca = 


7. Reescreva as frases colocando-as no plural. Faça a concordância corretamente.


a – Esse estudante passou no teste.

     

b – Aquele cão é manso e agradável com o vizinho.

    

c – A empregada jogou o jornal velho no lixo.

      

d – O pastel que comprei na feira estava delicioso.

      


8.  Passe para o singular:

Lápis azuis =

Juízes honestos = 

Répteis perigosos =

Estações ferroviárias =

Heróis nacionais = 


Sujeito e Predicado


8. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.


(1) Sujeito.

(2) Predicado.


(   ) A Terra gira suavemente.

(   ) Godofredo é muito gozador.

(   ) Os testes foram cancelados.

(   ) Os atletas ficaram felizes e emocionados.


9.  Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:


a) Na praia fazia muito calor.

Sujeito: 

Predicado:


b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.

Sujeito:

Predicado: 


c) Ariana e Luana saíram de férias.

Sujeito: 

Predicado: 


d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.

Sujeito:

Predicado:


e) Os animais foram bem cuidados no zoológico.

Sujeito: 

Predicado:


f) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras.

Sujeito:

Predicado: 


g) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria.

Sujeito: 

Predicado: 


10. Classifique os tipos de sujeito e os tipos de predicado das frases do exercício anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário