1. Leia o texto abaixo:
No último quadrinho, o que a Mônica não entendeu?
a) Onde foi que seu pedaço de pizza caiu.
b) O que aconteceu com seu pedaço de pizza.
c) Como a Magali consegue ser tão magrinha.
d) Por que a Magali come muito e não engorda.
2. Leia o texto abaixo.
A integração de imagens e palavras contribui para a formação de novos sentidos do texto. Observe:
A atitude de Romeu em relação a Dalila revela:
a) Compaixão.
b) Companheirismo.
c) Insensibilidade.
d) Revolta.
3. Leia o texto abaixo.
O objetivo do texto é:
a) Mostrar a importância dos livros.
b) Divulgar uma feira de livros
c) Explicar como são feitos os livros.
d) Indicar locais onde se vendem livros
4. Leia a fábula abaixo:
O LOBO E A OVELHA
Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.
Assim, falou o lobo: -- “se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento.” – “Claro!” respondeu a ovelha. – “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”
Responda:
Qual é a frase que apresenta uma opinião de um dos personagens do texto?
a) ---“Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que ia passando”.
b) O lobo pediu que a ovelha trouxesse água para ele
c) “Se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.”
d) Um lobo repousava doente e bastante debilitado.
5. Leia o texto abaixo:
A fala do personagem no segundo quadrinho indica que ele quer:
a) Ficar meditando sobre seu trabalho.
b) Ganhar tempo até começar a trabalhar.
c) Saborear o almoço que lhe foi servido.
d) Trabalhar depois do almoço.
6. Separe as sílabas e classifique as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona, proparoxítona). não lembra? pesquise!
Armazém =
Javali =
Cerimônia =
Médico =
Cansaço =
Freguês =
Método =
Peteca =
7. Reescreva as frases colocando-as no plural. Faça a concordância corretamente.
a – Esse estudante passou no teste.
b – Aquele cão é manso e agradável com o vizinho.
c – A empregada jogou o jornal velho no lixo.
d – O pastel que comprei na feira estava delicioso.
8. Passe para o singular:
Lápis azuis =
Juízes honestos =
Répteis perigosos =
Estações ferroviárias =
Heróis nacionais =
Sujeito e Predicado
8. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Sujeito.
(2) Predicado.
( ) A Terra gira suavemente.
( ) Godofredo é muito gozador.
( ) Os testes foram cancelados.
( ) Os atletas ficaram felizes e emocionados.
9. Separe os sujeitos e predicado das orações abaixo:
a) Na praia fazia muito calor.
Sujeito:
Predicado:
b) O ônibus escolar chegou cedo no ginásio.
Sujeito:
Predicado:
c) Ariana e Luana saíram de férias.
Sujeito:
Predicado:
d) Havia cavalos, cabritos e patos no sítio do meu vizinho.
Sujeito:
Predicado:
e) Os animais foram bem cuidados no zoológico.
Sujeito:
Predicado:
f) A arara e o papagaio são duas aves brasileiras.
Sujeito:
Predicado:
g) O palhaço paçoquinha vive no Circo da Alegria.
Sujeito:
Predicado:
10. Classifique os tipos de sujeito e os tipos de predicado das frases do exercício anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário