Leia os textos abaixo:
Relato: OS LIVROS E SUAS VOZES
Cecília Meireles
Texto I
Se há uma pessoa que possa, a qualquer momento, arrancar da sua infância uma recordação maravilhosa, essa pessoa sou eu. [...]
Tudo quanto, naquele tempo, vi, ouvi, toquei, senti, perdura em mim com uma intensidade poética inextinguível. Não saberia dizer quais foram as minhas impressões maiores. Seria a que recebi dos adultos tão variados em suas ocupações e em seus aspectos? Das outras crianças? Dos objetos? Do ambiente? Da natureza? [...]
Recordo céus estrelados, chuva nas flores, frutas maduras, casas fechadas, estátuas, negros, aleijados, bichos, suínos, realejos, cores de tapete, bacia de anil, nervuras de tábuas, vidros de remédio, o limo dos tanques, a noite em cima das árvores, o mundo visto através de um prisma de lustre, o encontro com o eco, essa música matinal dos sabiás, lagartixas pelos muros, enterros, borboletas, o carnaval, retratos de álbum, o uivo dos cães, o cheiro do doce de goiaba, todos os tipos populares, a pajem que me contava com a maior convicção histórias do Saci e da Mula-sem-cabeça (que ela conhecia pessoalmente); minha avó que me cantava rimances e me ensinava parlendas... [...]
Mais tarde [...] os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano. Foi ainda nessa área que apareceram um dia os meus próprios livros, que não são mais do que o desenrolar natural de uma vida encantada com todas as coisas [...]
Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora de meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o Dicionário, uma das invenções mais simples e mais formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões.
[...] Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.
Cecília Meireles. Obra poética. Rio de Janeiro: Aguilar, 1997. p.58-61.
Texto II – A língua absolvida
Elias Canetti
Alguns meses depois de meu ingresso na escola, aconteceu algo solene e excitante que determinou toda a minha vida futura. Meu pai me trouxe um livro. Levou-me para um quarto dos fundos, onde as crianças costumavam dormir, e o explicou para mim. Tratava-se de “The Arabian Nights”, “As Mil e Uma Noites”, numa edição para crianças. Na capa havia uma ilustração colorida, creio que de Aladim com a lâmpada maravilhosa. Falou-me, de forma animadora e séria, de como era lindo ler. Leu-me uma das histórias: tão bela como esta seriam também as outras do livro. Agora eu deveria tentar lê-las, e à noite eu lhe contaria o que havia lido. Quando eu acabasse de ler este livro, ele me traria outro. Não precisou dizê-lo duas vezes, e, embora na escola começasse a aprender a ler, logo me atirei sobre o maravilhoso livro, e todas as noites tinha algo para contar. Ele cumpriu sua promessa, sempre havia um novo livro e não tive que interromper minha leitura um dia sequer.
Era uma série para crianças e todos os livros tinham o mesmo formato; se diferenciavam pela ilustração colorida na capa. As letras tinham o mesmo tamanho em todos os volumes e era como se continuasse a ler sempre o mesmo livro. Como série, nunca houve outra igual. Lembro-me de todos os títulos. Depois da Mil e uma noites vieram os Contos Grimm, Robinson Crusoé, As viagens de Gulliver, Contos de Shakespeare, Dom Quixote, Dante, Guilherme Tell.
Elias Canetti. A língua absolvida. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 50.
Entendendo os relatos:
De acordo com o texto, esse é o significado das palavras abaixo:
· Inextinguível: que não se extingue, não se apaga.
· Limo: lodo.
· Pajem: babá, criada, acompanhante.
· Prisma: cristal que decompõe a luz.
· Rimance: o mesmo que romance, poética popular.
1. Os dois textos são exemplos de relato, um gênero textual em que os autores narram experiências pessoais vividas no passado.
a) Em que pessoa são narrados os textos: em 1ª ou em 3ª pessoa? Comprove sua resposta com alguns exemplos.
b) Dos três itens que seguem, qual é o que melhor traduz o assunto desses relatos?
· Recordações da infância.
· O poder transformador dos livros.
· A descoberta dos livros e da leitura na infância.
c) Que palavras dos textos comprovam que os relatos são fruto da memória e não da imaginação?
2. A autora do texto I, n 3° parágrafo, cita várias recordações de sua infância: algumas são de coisas concretas, outras de coisas abstratas.
a) Cite três dessas coisas concretas.
b) Quais são as recordações de coisas abstratas?
3. Os adultos desempenharam um importante papel na vida dos dois escritores quando crianças.
a) Quem são os adultos citados no texto I?
b) E no texto II?
c) O que os adultos fizeram de importante para essas crianças?
d) Por que essa iniciativa foi importante para a escolha profissional que essas crianças iriam fazer mais tarde?
4. Releia estes fragmentos dos textos:
“[...] estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada [...]”.
"As Mil e Uma Noites”, numa edição para crianças. Na capa havia uma ilustração colorida”.
a) O que os livros oferecidos às crianças tinham em comum, o que as atraía neles?
5. Os dois textos tratam de viagens, embora não de forma explícita.
a) Que tipo de viagem os autores, quando crianças, faziam pelos livros?
b) Que tipo de viagem os autores fazem agora, já adultos?
6. A frase em que o acento grave indica corretamente a ocorrência de crase é:
a) Ele deve muito aos pais, que sempre lutaram ombro à ombro para garantir-lhe um bom tratamento médico.
b) Puseram a vítima e o acusado frente à frente, para o possível reconhecimento do agressor.
c) Acompanhou-o passo à passo durante sua estada no Brasil.
d) Quero que você fique bem à vontade para negar meu pedido, se não puder atendê-lo.
e) Ele sempre vem à pé, por isso costuma atrasar-se.
7. A alternativa em que o acento indicativo de crase está errado é:
a) Tais informações são iguais às que recebi ontem.
b) Perdi uma caneta semelhante à sua.
c) A construção da casa obedece às especificações da Prefeitura.
d) O remédio devia ser ingerido gota à gota, e não de uma só vez.
e) Não assistiu a essa operação, mas à de seu irmão.
8. Leia a tirinha para responder às questões:
Na oração: "Está chovendo há semanas!", o tipo de sujeito da locução verbal "Está chovendo" é
a) indeterminado.
b) desinencial.
c) inexistente.
d) composto.
Qual o tipo de sujeito da segunda oração da primeira fala? Qual o pronome pessoal do caso reto que concorda com a forma verbal?
_________________________________________
Identifique o sujeito da segunda fala e o classifique.
_________________________________________
Localize o verbo da última fala e escreva o tipo de sujeito da sua forma verbal.
_________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário