1. Leia o texto e realize as atividades propostas:
"Confissões de uma Adolescente em Crise" é um filme lançado nos Estados Unidos no ano de 2004, e conta a história de Lola (Lindsay Lohan), uma adolescente ambiciosa que sonha em se tornar uma estrela do teatro. Porém, para a sua tristeza, sua família se muda de Nova York para um subúrbio de Nova Jersey. Aí Lola muda seu sonho: quer se tornar a garota mais popular do colégio. Mas, para isso, precisa enfrentar a malvada e invejosa Carla Santini.
Junto de sua amiga Ella, Lola vive diversas aventuras, a maior delas, quando decidem ir atrás de sua banda favorita em um show, situação cercada por uma série de confusões. Com seu jeito audacioso e original, Lola ensina as pessoas ao seu redor a viverem a vida de maneira ousada, alegre e criativa, mas também, aprende que mentir tem consequências sérias e que ser original também contempla não ter vergonha da sua própria história.
Perguntas:
a) Qual é o nome da personagem principal do filme?
b) Ao ler essa pequena resenha sobre o filme, o que se pode afirmar sobre a personalidade de Lola?
c) Quando o sonho de Lola muda?
d) O texto menciona que Lola aprendeu uma lição sobre a mentira. Quais as piores consequências de mentir, na sua opinião?
e) Com base nessa resenha, você teria interesse de assistir ao filme? Por que?
f) Escreva uma breve resenha, como essa que acabou de ler, sobre um filme do qual você goste muito.
2. Proposta de redação:
Sugestões de Tema: (Você pode escolher outro tema além desses)
-A importância da educação financeira para jovens
-O impacto da tecnologia na nossa vida diária
-A influência das redes sociais na vida das pessoas
-Como superar o medo e a ansiedade
-A importância da leitura na formação de um indivíduo
Instruções:
Escolha um dos temas acima que mais lhe interessa e anote-o.
Faça uma pesquisa sobre o tema escolhido, caso necessário.
Escreva um texto de no mínimo 15 linhas sobre o tema escolhido. Certifique-se de que o texto seja claro, coerente e apresente argumentos e exemplos para sustentar sua opinião.
Revise o texto, verificando a ortografia, a gramática e a pontuação.
3. Leia e responda as questões referente a fábula:
O leão e o rato
Um rato foi passear sobre um leão adormecido. Quando este acordou, pegou o rato. Já estava para devorá-lo quando o rato, em um gesto de desespero, pediu ao leão que o deixasse ir embora:
– Se me poupares – disse o rato –, te serei útil.
E o leão, achando graça naquilo, soltou-o. Tempos depois, o leão ficou preso em uma rede de caçadores. O rato ouviu os seus rugidos de raiva, foi até lá, roeu as cordas e o libertou. E disse ao leão:
– Naquele dia, zombaste de mim. Aprende então que até entre os ratos também se encontra a gratidão.
Uma boa ação ganha outra.
Adaptado de Esopo. Fábulas. Tradução: Antônio Carlos Vianna. Porto Alegre: L&PM, 2006.
Registra-se a presença do modo subjuntivo na passagem:
a) “Um rato foi passear sobre um leão adormecido.”
b) “Já estava para devorá-lo quando o rato […]”
c) “– Se me poupares – disse o rato –, te serei útil.”
d) “Aprende então que até entre os ratos também se encontra a gratidão.”
No contexto da passagem identificada na questão acima, o modo subjuntivo indica:
a) uma ordem dada pelo rato.
b) uma proposta feita ao leão.
c) um pedido feito pelo rato.
d) um conselho dirigido ao leão.
Identifique o trecho da fábula em que foi empregado o modo imperativo:
Grife os verbos que compõem as frases a seguir:
a) “O rato ouviu os seus rugidos de raiva […]”
b) “E disse ao leão:
c) “– Naquele dia, zombaste de mim.”
d) “Uma boa ação ganha outra.”
Os verbos grifados estão no modo:
( ) indicativo
( ) subjuntivo
( ) imperativo
4. Complete as palavras usando S ou Z nos espaços:
A)FRANCE__A
B)HOLANDE__A
C)JAPONE__A
D)MARQUE__A
E)PRINCE__A
F)RAPIDE__
G)LEVE__A
5. Complete as palavras usando SS, Ç ou S nos espaços:
A)DETEN__ÃO
B)CONTEN__ÃO
C)ABSTEN__ÃO
D)PROGRE___ÃO
E)TRANSGRE___ÃO
F)REGRE___ÃO
G)EXPRE___ÃO
H)REPRE___ÃO
I)SUPRE___ÃO
J)PRETEN___ÃO
K)ASCEN___ÃO
Relembrando o uso dos "porquês":
6. Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) Vamos ao supermercado por quê precisamos comprar verduras.
b) Você não vai ao concerto essa noite? Porque?
c) Não fui à escola ontem por que fiquei doente.
d) A janta não foi servida por quê?
e) Porquê ela não voltou mais?
7. Complete as lacunas utilizando
por que, por quê, porque, porquê.
a ) Não sei o ----------- de tanta euforia.
b ) Você não compareceu à reunião -----------------?
c ) Os caminhos ---------- percorremos são tortuosos.
d ) --------------- não desiste dessa aventura maluca?
e ) Voltamos ---------------- estávamos com muita saudade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário