Texto:
"Descobrindo o Encanto de 'Gilmore Girls'"
"Gilmore Girls" é uma série de televisão que foi ao ar pela primeira vez em 2000 e se tornou um grande sucesso. A série se passa na pequena cidade fictícia de Stars Hollow e gira em torno da relação única entre mãe e filha, Lorelai e Rory Gilmore.
Lorelai Gilmore é uma mãe solteira inteligente, independente e cheia de energia. Ela teve Rory quando ainda era adolescente e, desde então, elas têm sido como melhores amigas. Rory é uma garota ambiciosa e inteligente, apaixonada por livros e sonhando em ir para a faculdade de Harvard.
Uma das coisas mais cativantes em "Gilmore Girls" é o diálogo rápido e espirituoso entre os personagens. Os diálogos são cheios de referências culturais, piadas e trocadilhos, o que torna a série divertida e interessante de assistir.
Além do relacionamento entre Lorelai e Rory, a série também apresenta uma grande variedade de personagens secundários interessantes. Há Luke, o dono do café que é apaixonado por Lorelai, e Lane, a melhor amiga de Rory que tem uma paixão pela música. Também há a avó rica e controladora de Rory, Emily Gilmore, que muitas vezes entra em conflito com Lorelai.
"Gilmore Girls" aborda temas como família, amizade, amor, ambição e a busca pelo sucesso. A série retrata a vida cotidiana de uma forma realista e envolvente, e muitas vezes os telespectadores se identificam com os desafios e conquistas dos personagens.
Atividade:
1. Leia o texto com atenção.
Marque as alternativas corretas (V) ou incorretas (F):
a) ( ) "Gilmore Girls" é uma série de televisão.
b) ( ) A série se passa na cidade real de Stars Hollow.
c) ( ) Lorelai é mãe solteira e teve Rory quando era adolescente.
d) ( ) Rory é apaixonada por esportes e não gosta de ler.
e) ( ) Os diálogos em "Gilmore Girls" são lentos e sérios.
f) ( ) A série aborda temas como família, amizade e sucesso.
2. Descreva a relação entre Lorelai e Rory.
3. O que torna a série "Gilmore Girls" divertida e interessante de assistir?
4. Quais são alguns dos personagens secundários da série?
5. Relacione a primeira coluna com a segunda, indicando a que voz pertence o verbo em destaque.
(1) Voz ativa
(2) Voz passiva
(3) Voz reflexiva
( ) Mariana comprou ingressos para o cinema.
( ) Luís se sentou no banco da praça.
( ) Costura-se roupa para crianças.
( ) A professora apresentava aos alunos a resposta correta.
( ) A casa da esquina foi vendida por um preço ótimo.
( ) O rapaz não gostava de se olhar no espelho.
6. Identifique o sujeito nas frases abaixo e indique se é agente ou paciente.
a) Ângela gosta de sorvete de morango.
b) Buscou-se uma solução inteligente para o problema.
c) A criança observava atentamente as formigas no chão.
d) Vende-se esta casa.
e) O rapaz foi visto no aeroporto.
f) Camila faz aulas de balé.
7. As frases a seguir estão na voz ativa. Transforme-as para a voz passiva.
a) Ele causou um tumulto na loja.
b) Esta empresa compra carros usados.
c) Eu fiz os gorrinhos de lã.
d) O professor dá aulas via internet.
e) Joice pegou o peixe.
f) Alguém lava sofás nesta loja.
g) Um pedreiro construiu o muro.
h) Alguém faz a massa de forma artesanal.
8. Leia este verso:
Alegria eu não tenho,
Tristeza comigo mora;
Quando eu tiver alegria,
Jogarei tristeza fora.
(Maria José Nóbrega e Rosane Pamplona. Diga um verso bem bonito! - Trovas. São Paulo: Moderna, 2005. p.27)
Observe as formas verbais presentes no primeiro e no terceiro versos. Em qual do versos, a forma verbal empregada:
a) expressa uma ideia de certeza? Em que modo verbal ela está?
b) expressa uma ideia de incerteza, de possibilidade? Em que modo verbal ela está?
Nenhum comentário:
Postar um comentário