sábado, 23 de maio de 2020

Atividades de Língua Portuguesa para casa.



     Atividades de Revisão do conteúdo do trimestre:

1. Leia com atenção as frases a seguir; Após copie-as no caderno, fazendo as correções necessárias para que elas adquiram concordância nominal:
  • Ana comprou um pares de meia coloridas e quentinhas.
  • Rafaela viajou com seus pais e conheceu um lindos lugares; também, fez amigo novos e muito divertido.
  •  Preciso de umas gigantesca caixas de madeira para guardar algum objetos.
  • Foi um final de semana divertidos o que passei com minhas amiga. Ela levou o seu brinquedos favoritos.
  • Joana, no meio de uma atividade teve uma brilhantes ideias, daquelas que dão vontade de escrever!
  •  Encontrei um livro maravilhosos, na estante de livros juvenis.


Não vamos fazer só "revisão" de conteúdos! A seguir, uma história.. 


2. Vamos conhecer a história Pandolfo Bereba, da Eva Furnari. Pandolfo era um príncipe, digamos, diferente. Príncipes costumam ser elegantes, bonitos, educados e perfeitos, e Pandolfo não era assim! O grande problema dele é que ele queria que as outras pessoas fossem!  Clique no vídeo abaixo para ouvir esta divertida história!







  • Agora que assistimos a história, escreva um pouco sobre ela! Pode seguir o roteiro a seguir:


  1. Qual é o título da história?
  2. O que tu achou da história? O que mais gostou nela? Achou divertida? Se não gostou, pode dizer que não e escrever os motivos pelos quais ela não te agradou.
  3. O final da história te surpreendeu?
  4.  Que lições esta história pode nos ensinar?
  5. Que dicas tu daria para o Pandolfo?
  6. Escolha uma das cenas para ilustrar em seu caderno.
3- Abaixo segue um pequeno trecho da fábula a Raposa e as Uvas. Preencha as lacunas com os artigos corretos:





 Vamos fazer o mesmo com este trecho do livro Alice no País das Maravilhas. Leia com atenção e preencha os espaços com os artigos corretos:



4. Realize no caderno a seguinte atividade:





5. Há palavras quem tem a mesma grafia (isto é, são iguais na escrita),porém, mudam  de significado em relação a posição da sílaba tônica. Exemplos:
Ele trabalha em uma fábrica de carros.
Não se fabrica mais este modelo de Barbie.
Complete as frases com as palavras entre parênteses:
  1. Ela estava em _____________ sobre a roupa que usaria na festa./ Ela  _______________ que vá poder ir na festa. (dúvida/duvida).
  2. Eu me _________________ todos os dias pela manhã./ As tropas do _____________ auxiliaram os refugiados. ( exército/exercito).
  3. O ___________________ estava bem animado para assistir ao espetáculo./ Eu _____________ artigos em um jornal. (publico/público)
  4. Eu queria ser atendida pelo médico./ Quando eu me ______________ sozinha, corro o risco de sofrer uma intoxicação. (medico/médico).





É nossa última semana para produção do livro! Tenham foco, dediquem tempo para a produção e entrem em contato comigo sempre que precisarem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário