sábado, 9 de maio de 2020

Atividades para a semana- (Crônicas e Adjetivos) Língua Portuguesa


Oii, meus amores! Vamos para mais uma sequencia de atividades para ser desenvolvidas ao longo da semana! Lembrem-se de realizar as tarefas com calma e observar bem as instruções!😘



1. Na crônica "comunicação", que estudamos na última aula, vimos que o grande problema da história foi o fato de que o comprador não sabia dizer o nome do produto desejado, que se tratava de um alfinete! Para resolver o problema, o vendedor pediu para que ele descrevesse o objeto. Será que você consegue descrever tão bem um objeto, a ponto de outras pessoas saberem do que você está falando? Pois é isso que vamos ver:


  • Escolha um objeto para descrever. ( na próxima aula,  você o descreverá para a professora e sua colega sem dizer o seu nome, para ver se elas conseguem identificar o que é).
  • Escreva o nome do objeto no caderno;
  • procure no dicionário o que está escrito a respeito do seu objeto e escreva no caderno;
  • Escreva  no caderno:  Do que ele é feito? Para que ele serve? Onde ele é encontrado? É grande ou pequeno? Liso ou áspero? Ele é móvel ou fixo em um só lugar? Qual é a cor dele? Pode escrever mais coisas sobre ele que você queira.
  • Na aula, você lerá estas características.

2. Leia a pequena crônica abaixo:
  • Agora,  copie no caderno e responda: 
  • Quais características do gênero crônica você consegue identificar no texto?
  • O texto acima foi escrito por uma criança, assim como vocês! Você encontrou algum erro nele?Que  mudanças você faria nele? 
  • Por que a tia afirmou que a educação passou longe de muita gente?
  • Lendo a crônica, o que você acha que a autora dela quis passar como mensagem?

3. Ler com bastante atenção e colar no caderno: 







4. Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre os adjetivos:


5. Realize  a atividade a seguir: (pode imprimir e colar no caderno).

6.  Copie as frases abaixo no caderno ,sublinhe os adjetivos e circule os substantivos epicenos:
  • Marcela estava caminhando e avistou uma belíssima borboleta.
  • Em uma visita ao zoológico, vimos cobras coloridas e exóticas.
  • Eduardo assistiu um filme no qual aparecia um gorila assustador.
  • Um enorme jacaré foi visto em uma lagoa próxima da cidade.
  • As girafas tem pescoços enormes e chamativos.
  • O aquário está cheio de peixes lindos!
  • Onças são animais lindos e elegantes!
  • Em uma cidade do interior é possível ver diversas tartarugas jovens perto de zonas úmidas.
7.  Produção Textual:

Chegou a sua vez de produzir  uma crônica! Antes, vamos relembrar as características deste gênero textual:

  1. Texto com poucos personagens, as vezes até nenhum.
  2. Texto que fala de assuntos do dia, da vida quotidiana.
  3. Texto engraçado, marcado por uma situação inicial, complicação, momento de maior tensão e desfecho final.
  4. Linguagem simples, fácil de entender.
Agora é com vocês! Façam a história com capricho e atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário