Oii, meus amores! Vamos para mais uma sequencia de atividades para ser desenvolvidas ao longo da semana! Lembrem-se de realizar as tarefas com calma e observar bem as instruções!😘
1. Na crônica "comunicação", que estudamos na última aula, vimos que o grande problema da história foi o fato de que o comprador não sabia dizer o nome do produto desejado, que se tratava de um alfinete! Para resolver o problema, o vendedor pediu para que ele descrevesse o objeto. Será que você consegue descrever tão bem um objeto, a ponto de outras pessoas saberem do que você está falando? Pois é isso que vamos ver:
- Escolha um objeto para descrever. ( na próxima aula, você o descreverá para a professora e sua colega sem dizer o seu nome, para ver se elas conseguem identificar o que é).
- Escreva o nome do objeto no caderno;
- procure no dicionário o que está escrito a respeito do seu objeto e escreva no caderno;
- Escreva no caderno: Do que ele é feito? Para que ele serve? Onde ele é encontrado? É grande ou pequeno? Liso ou áspero? Ele é móvel ou fixo em um só lugar? Qual é a cor dele? Pode escrever mais coisas sobre ele que você queira.
- Na aula, você lerá estas características.
2. Leia a pequena crônica abaixo:
- Agora, copie no caderno e responda:
- Quais características do gênero crônica você consegue identificar no texto?
- O texto acima foi escrito por uma criança, assim como vocês! Você encontrou algum erro nele?Que mudanças você faria nele?
- Por que a tia afirmou que a educação passou longe de muita gente?
- Lendo a crônica, o que você acha que a autora dela quis passar como mensagem?
3. Ler com bastante atenção e colar no caderno:
Chegou a sua vez de produzir uma crônica! Antes, vamos relembrar as características deste gênero textual:
4. Assista ao vídeo abaixo e aprenda mais sobre os adjetivos:
5. Realize a atividade a seguir: (pode imprimir e colar no caderno).
6. Copie as frases abaixo no caderno ,sublinhe os adjetivos e circule os substantivos epicenos:
- Marcela estava caminhando e avistou uma belíssima borboleta.
- Em uma visita ao zoológico, vimos cobras coloridas e exóticas.
- Eduardo assistiu um filme no qual aparecia um gorila assustador.
- Um enorme jacaré foi visto em uma lagoa próxima da cidade.
- As girafas tem pescoços enormes e chamativos.
- O aquário está cheio de peixes lindos!
- Onças são animais lindos e elegantes!
- Em uma cidade do interior é possível ver diversas tartarugas jovens perto de zonas úmidas.
Chegou a sua vez de produzir uma crônica! Antes, vamos relembrar as características deste gênero textual:
- Texto com poucos personagens, as vezes até nenhum.
- Texto que fala de assuntos do dia, da vida quotidiana.
- Texto engraçado, marcado por uma situação inicial, complicação, momento de maior tensão e desfecho final.
- Linguagem simples, fácil de entender.
Agora é com vocês! Façam a história com capricho e atenção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário