sábado, 30 de maio de 2020

Aula de Matemática- Análise Combinatória ( Multiplicação)



Número de Possibilidades ( Combinatória) - Multiplicação:


Podemos determinar o número de combinações entre objetos utilizando a Matemática, através do princípio fundamental da contagem. Por exemplo, vamos supor que Paulo tenha separado 5 camisetas, 3 calças, 3 pares de meia e 2 pares de tênis, pensando em ir à festa de aniversário de seu primo. De quantas maneiras possíveis Paulo poderá se vestir?

A combinação utilizada por Paulo envolverá 1 camiseta, 1 calça, 1 par de meia e 1 par de tênis. Nesses casos, para descobrirmos o número de opções possíveis, devemos multiplicar as quantidades de cada item. Observe:

5 x 3 x 3 x 2 = 90 combinações

Ao realizarmos a multiplicação, observamos que podemos ter 90 possíveis combinações.

Em uma lanchonete existem 4 tipos de sanduíche, 3 tipos de refrigerante, 5 tipos de sorvete e 2 tipos de brinde. Quantas combinações de lanches poderão ser informadas no cardápio de modo que envolva: 1 sanduíche, 1 refrigerante, 1 sorvete e 1 brinde?

RESPOSTA- 




2-  Três amigas posaram para uma foto.  Quantas fotos diferentes poderão ser tiradas se elas se organizarem em posições diferentes? Se preciso, escreva no caderno as possibilidades de combinações:


3-  Cassandra irá viajar com seus pais para á praia, e para isso, organizou sua mala da seguinte forma: Três sapatos ( 1 tênis branco, 1 sapatilha bege e uma sandália rosa); 5 blusas ( 1 de manga longa na cor preta, 1 de moletom na cor cinza, 1 regata branca, 1 ombro a ombro na cor rosa, e 1 sem mangas e gola alta, na cor bege); levou também, 1 calça Jeans, um short branco e uma saia preta. Quantas combinações de roupas e sapatos Cassandra poderá fazer? Escreva as combinações:

4-  Vamos a prática!!!!! Surpresa!!!!!



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