quinta-feira, 7 de maio de 2020

AULA DE SEXTA, Língua Portuguesa: O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA.

Crônica:


(Imprimir).

Veja, a seguir, as principais características da crônica. (Copie no caderno).
  • O fator principal que define a crônica é sua temática: crônicas abordam assuntos vinculados ao cotidiano das cidades.
  • Um bom cronista é aquele que narra situações banais sob uma ótica particular e criativa.
  • É comum que esse tipo de texto tenha marcas claras de humor.
  • A linguagem da crônica costuma ser coloquial  e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero.
  • Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs.

Como se organiza uma crônica?
  • Situação inicial- Como vai ser o inicio do texto ;
  • Complicação- o "problema" ou questão de destaque da crônica;
  • Momento de maior tensão 
  • Desfecho- Como a história termina

Como vimos, crônicas são textos que falam sobre situações da vida,  textos simples, porém engraçados.
Vamos ler a seguinte crônica, que será trabalhada em aula. É para imprimir e colar no caderno!





Comunicação
É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um… um… como é mesmo o nome?
“Posso ajudá-lo, cavalheiro?”“Pode. Eu quero um daqueles, daqueles…”“Pois não?”“Um… como é mesmo o nome?”“Sim?”“Pomba! Um… um… Que cabeça a minha. A palavra me escapou por completo. É uma coisa simples, conhecidíssima.” “Sim senhor.”“O senhor vai dar risada quando souber.”“Sim senhor.”“Olha, é pontuda, certo?”“O quê, cavalheiro?”“Isso que eu quero. Tem uma ponta assim, entende? Depois vem assim, assim, faz uma volta, aí vem reto de novo, e na outra ponta tem uma espécie de encaixe, entende? Na ponta tem outra volta, só que está e mais fechada. E tem um, um… Uma espécie de, como é que se diz? De sulco. Um sulco onde encaixa a outra ponta, a pontuda, de sorte que o, a, o negócio, entende, fica fechado. É isso. Uma coisa pontuda que fecha. Entende?”“Infelizmente, cavalheiro…”“Ora, você sabe do que eu estou falando.”“Estou me esforçando, mas…”“Escuta. Acho que não podia ser mais claro. Pontudo numa ponta, certo?”“Se o senhor diz, cavalheiro.”“Como, se eu digo? Isso já é má vontade. Eu sei que é pontudo numa ponta. Posso não saber o nome da coisa, isso é um detalhe. Mas sei exatamente o que eu quero.”“Sim senhor. Pontudo numa ponta.”“Isso. Eu sabia que você compreenderia. Tem?”“Bom, eu preciso saber mais sobre o, a, essa coisa. Tente descrevê-la outra vez. Quem sabe o senhor desenha para nós?”“Não. Eu não sei desenhar nem casinha com fumaça saindo da chaminé. Sou uma negação em desenho.”“Sinto muito.”“Não precisa sentir. Sou técnico em contabilidade, estou muito bem de vida. Não sou um débil mental. Não sei desenhar, só isso. E hoje, por acaso, me esqueci do nome desse raio. Mas fora isso, tudo bem. O desenho não me faz falta. Lido com números. Tenho algum problema com os números mais complicados, claro. O oito, por exemplo. Tenho que fazer um rascunho antes. Mas não sou um débil mental, como você está pensando.”“Eu não estou pensando nada, cavalheiro.”“Chame o gerente.”“Não será preciso, cavalheiro. Tenho certeza de que chegaremos a um acordo. Essa coisa que o senhor quer, é feito do quê?”“É de, sei lá. De metal.”“Muito bem. De metal. Ela se move?”“Bem… É mais ou menos assim. Presta atenção nas minhas mãos. É assim, assim, dobra aqui e encaixa na ponta, assim.” “Tem mais de uma peça? Já vem montado?”“É inteiriço. Tenho quase certeza de que é inteiriço.”“Francamente…”“Mas é simples! Uma coisa simples. Olha: assim, assim, uma volta aqui, vem vindo, vem vindo, outra volta e clique, encaixa.”“Ah, tem clique. É elétrico.”“Não! Clique, que eu digo, é o barulho de encaixar.”“Já sei!”“Ótimo!”“O senhor quer uma antena externa de televisão.”“Não! Escuta aqui. Vamos tentar de novo…”“Tentemos por outro lado. Para o que serve?”“Serve assim para prender. Entende? Uma coisa pontuda que prende. Você enfia a ponta pontuda por aqui, encaixa a ponta no sulco e prende as duas partes de uma coisa.”“Certo. Esse instrumentos que o senhor procura funciona mais ou menos como um gigantesco alfinete de segurança e…”“Mas é isso! É isso! Um alfinete de segurança!”“Mas do jeito que o senhor descrevia parecia uma coisa enorme, cavalheiro!”“É que eu sou meio expansivo. Me vê aí um… um… Como é mesmo o nome?”

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comunicação. In: PARA gostar de ler, v.7. 3.ed. São Paulo: Ática, 1982. p. 35-37. 

  •  Sobre o texto, responda:

  1. Você conseguiu adivinhar de que objeto o comprador estava falando antes de chegar ao fim da história?
  2. Você percebeu na crônica "Comunicação" as características que falamos na explicação sobre as crônicas?
  3. Quem são os personagens da história?
  4. Qual é o assunto dessa história?
  5. Em que lugar ou espaço estão os personagens?
  6. Ao perceber que o comprador não conseguia dizer o nome do objeto que iria comprar, o que o vendedor pede que ele faça?
  7. Copie da crônica pelo menos uma pergunta que facilitou as explicações sobre o objeto desejado pelo comprador.
  8. Que fato dificultou o sucesso da comunicação entre o comprador e o vendedor?
  9. Destaque do texto os seguintes pontos:

  • Qual é a situação inicial da história?
  • Complicação?
  • Momento de maior tensão?
  • Desfecho?



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