1. As palavras “dias” e “vida” são classificadas como substantivos porque
a) nomeiam coisas.
b) substituem nomes.
c) caracterizam os seres.
d) exprimem mudança de estado.
2. No trecho: “Hoje é o seu aniversário?”, as palavra grifadas são, respectivamente,
a) adjetivo e advérbio.
b) advérbio e pronome.
c) substantivo e advérbio.
d) pronome e substantivo.
O LOBO E A CABRA
Um lobo avistou uma cabra que estava em cima de uma montanha muito íngreme. Como não conseguia alcançá-la, começou a sugerir que ela descesse, pois corria o risco de cair.
Mostrando como o pasto estava apetecível lá embaixo, tentou convencê-la durante muito tempo. Até que a cabra respondeu: "Se esse pasto fosse tão bom, você não precisaria que eu descesse para poder me devorar".
Fonte: www.culturagenial.com
3. Quais são os substantivos do texto que identificam os personagens dessa narrativa?6. localize uma locução adverbial no primeiro parágrafo do texto e registre abaixo. Depois, escreva qual a sua classificação.
___________________
4. As palavras abaixo retiradas do primeiro parágrafo da fábula são classificadas como verbos, entretanto, apenas uma delas não é um verbo de ação. Qual palavra é essa?
a) “conseguia”.
b) “começou”.
c) “estava”.
d) “corria”.
5. No trecho: “Se esse pasto fosse tão bom, você não precisaria que eu descesse para poder me devorar.”, as palavras grifadas são, respectivamente, classificadas como pronomes
a) demonstrativo, de tratamento, pessoal do caso reto e pessoal do caso oblíquo.
b) demonstrativo, de tratamento, pessoal do caso reto e possessivo.
c) possessivo, pessoal do caso reto, demonstrativo e indefinido.
d) indefinido, demonstrativo, possessivo e pessoal do caso reto.
6. Escreva três substantivos derivados a partir das palavras abaixo.
a) Árvore. __________________
b) Carta ___________________
c) Pedra ___________________
Leia e resolva às questões:
7. No primeiro balão da tirinha há
a) um adjetivo.
b) uma preposição.
c) uma interjeição.
d) uma conjunção.
8. Em: “Agora, onde está o ninho com bacon?”, as palavras grifadas são, respectivamente,
a) advérbio e preposição.
b) conjunção e preposição.
c) pronome e advérbio
d) advérbio e artigo.
Leia o texto para responder às questões
9. O texto que você leu traz um tema muito relevante para a sociedade: o autismo. Observando sua estrutura e seu objetivo, responda: qual a sua finalidade?
a) anunciar uma marca importante para o leitor.
b) criticar um comportamento preconceituoso.
c) convencer o leitor sobre uma ideia relevante.
d) narrar um acontecimento para a sociedade.
10. O trecho: “É preciso conhecer, para ajudar!” revela que:
a) as pessoas só poderão compreender e auxiliar pessoas autistas se possuírem informações necessárias sobre esse transtorno.
b) pessoas com autismo necessitam de informações para conviver melhor em sociedade sem preconceitos e estereótipos.
c) mesmo sem informações, todos precisam ajudar pessoas no espectro autista na escola e na família.
d) a ajuda das pessoas com autismo só pode ser aceita se a sociedade possuir informações sobre esse transtorno.
11. Qual o órgão responsável pelo anúncio publicitário?
_________________________________
12. As palavras abaixo podem substituir o vocábulo “preciso” no texto sem alterar o sentido original da frase, EXCETO:
a) imprescindível.
b) indispensável.
c) fundamental.
d) adorável.
Leia e resolva às questões:
13. Por que o texto incentiva as pessoas a usarem roupas azuis no dia 2 de abril, dia mundial da conscientização do autismo?
_________________________________
14. Para evitar a repetição no cartaz, que palavra o autor usou para substituir o vocábulo “autismo”?
__________________________________
15. O principal objetivo das campanhas publicitárias é influenciar o público a quem o anúncio se dirige. Logo, é comum o uso dos verbos no modo imperativo para expressar apelo, conselho e ordem. Assinale abaixo a alternativa em que um dos verbos NÃO está no modo imperativo:
a) Vista e divulgue.
b) Divulgue e ter.
c) Aproveite e ajude.
d) Espalhe e vista.
16. Segundo o texto, é FALSO que:
a) existem mais de 70 milhões de pessoas com autismo.
b) o conhecimento sobre o autismo é relevante para todos.
c) informações sobre o autismo contribuem para o combate.
d) as pessoas com autismo devem vestir roupas azuis.
17. A campanha de conscientização sobre o autismo usou versos da canção “Azul da Cor do Mar” de Tim Maia (1942 – 1998) para promover seu objetivo. Desse modo, houve um “diálogo” entre dois textos diferentes. Como é chamado esse recurso textual no processo comunicativo?
a) Invariabilidade.
b) Perífrase.
c) Intertextualidade.
d) Ambiguidade.
18. No trecho: “... e ajude mais de 70 milhões...”, as palavras grifadas estabelecem, respectivamente, ideias de:
a) adição e intensidade.
b) adição e adversidade.
c) consequência e explicação.
d) alternância e adversidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário