1. Represente, usando notação científica:
1) 8.000 =
5) 61.000.000.000 =
2) 40.000 =
6) 15.000 =
3) 45.000 =
7) 602.300.000.000.000.000.000.000 =
4) 458.000 =
8) 9.000.000.000 =
9) 0,01 =
10) 0,001 =
11) 0,000 000 000 000 000 000 16 =
12) 0,000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000 662 =
2. Calcule:
a) 10³ - 10² =
b) 9.10³ + 4,3.10³ =
c) 8,2 . 10² . 4 . 10³ =
d) 3,7 . 10³ . 8,6 . 10³ =
e) 3,45 . 10³ . 6,74 . 10²=
f) 4,7 . 10² . 5,7 . 10³=
3. Problemas matemáticos com medidas de TEMPO:
a) Numa partida de futsal, um juiz prorrogou o tempo regulamentar em 3 minutos e 35 segundos. Esse tempo prorrogado pelo juiz em segundo é:
a) 190 segundos.
b) 205 segundos.
c) 215 segundos.
d) 335 segundos.
b) Uma confeiteira preparou um bolo de aniversário e colocou-o no forno às 14h35min. O bolo finalmente ficou pronto após 55 minutos. Desse modo, a confeiteira retirou o bolo do forno às:
a) 15h:30min.
b) 15h:35min.
c) 15h:40min.
d) 15h:25min.
c) Fabrício, que mora no Rio Grande do Sul, conversou às 5h: 38min por telefone com a sua namorada Grabriela que está em Manaus (AM), onde o relógio marcava exatamente 3h: 38min do mesmo dia. Quando for 18h:10min em Manaus, qual será o horário no Rio Grande do Sul?
a) 23h 48min.
b) 12h 32min.
c) 20h 10min.
d) 2h.
d) Levi correu a Maratona de São Paulo em 2019. Ele fez o percurso em 3 horas e 24 minutos. Quanto tempo em minutos Levi gastou para concluir a Maratona?
a) 324 minutos.
b) 224 minutos.
c) 214 minutos.
d) 204 minutos.
e) O olho humano é um órgão da visão, no qual uma imagem óptica do mundo externo é produzida e transformada em impulsos nervosos e conduzida ao cérebro. O olho humano enxerga 12 imagens por segundo. Desse modo, durante 60 segundos, quantas imagens o olho humano consegue enxergar?
a) 720
b) 620
c) 72
d) 48
f) Uma escola técnica oferece um curso de informática que dura 49 dias. O aluno terá aulas todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. Quantas semanas serão necessárias para a conclusão do curso?
a) 6 semanas.
b) 7 semanas.
c) 8 semanas.
d) 9 semanas.
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